por Graciele Oliveira 

Portal Píon agora contribuirá para a divulgação das atividades do Projeto BINGO. 

O Portal Píon iniciou uma parceria com o Projeto BINGO e irá divulgar as proposta de educação e divulgação científica do Projeto. 

O BINGO, acrônimo  de Baryon Acoustic Oscillations in Neutral Gas Observations, é um radiotelescópio que está sendo desenvolvido e construído no Brasil e que conta com a colaboração de pesquisadores do Reino Unido, África do Sul, França, Suíça e China.

O BINGO foi projetado para fazer detecção das Oscilações Acústicas de Bárion (BAOs), que são ondas geradas pela interação dos átomos com a radiação no início do Universo. As BAOs serão monitoradas por meio de radiofrequência. Por meio do radiotelescópio será possível entender mais sobre os eventos iniciais associados ao Big Bang e inferir sobre a matéria escura. 

O telescópio está sendo desenvolvido no Brasil (São Paulo) e será instalado na Serra do Urubu, Município de Aguiar, na Paraíba. O Projeto de desenvolvimento e instalação tem  fomento da FAPESP, MCTIC/SEPED e Finep. 

Leonardo Sioufi, coordenador do Portal Píon explica que “Divulgar o BINGO no Píon significa mostrar para a população o estágio mais atual das pesquisas e teorias da Física e a participação do Brasil nesta empreitada”. 

 

Reunião sobre a parceria entre o Projeto BINGO e o Portal Píon. Da esquerda para a direita:  Leonardo dos Santos, coordenador do Portal Píon, Graciele Oliveira, divulgadora científica do Projeto BINGO e Elcio Abdalla, coordenador do Projeto BINGO. 

O Projeto BINGO conta com um equipe de Educação e Divulgação Científica multidisciplinar com educadores, físicos, educomunicadores, jornalistas, químicos e profissionais da comunicação. 

Quer ficar atualizado sobre o Projeto BINGO? Aqui há várias opções:
Curta a página do Projeto BINGO no Facebook
Fique de olho no site do Telescópio BINGO em e aqui no Portal Píon. 

Graciele Almeida de Oliveira é bacharel em química (USP), doutora em ciências – bioquímica, especialista em jornalismo científico pelo Labjor/Unicamp, graduanda em educomunicação (USP). Atualmente é bolsista em Jornalismo Científico da FAPESP no Projeto “Divulgação Científica em Cosmologia: Jornalismo Científico na construção do radiotelescópio BINGO”.