Obras de Weber sobre Eletrodinâmica Traduzidas e Comentadas
O professor de Física da UNICAMP André K. T. Assis publicou em 4 volumes as "Obras de Weber sobre Eletrodinâmica Traduzidas e Comentadas". Essa coleção inclui os 8 trabalhos principais de Weber sobre Medições Eletrodinâmicas, 6 artigos de Carl Friedrich Gauss, traduções de parte da correspondência entre Gauss e Weber, 1 artigo de Weber e Friedrich Wohler, 2 artigos de Weber e Rudolf Kohlrausch, 1 artigo de Gustav Theodor Fechner, 1 artigo de Johann Christian Poggendorff, 1 artigo de François Felix Tisserand, 2 artigos de Carl Neumann, e 3 artigos de Gustav Kirchhoff. A maioria dessas obras nunca havia sido traduzida para o português.
Abaixo, as "Obras de Weber sobre Eletrodinâmica Traduzidas e Comentadas" são apresentadas com hyperlinks para obter cada um desses livros gratuitamente em PDF. As versões impressas podem ser compradas no site da Amazon.
Volume 1 (443 páginas): Biografia, Magnetismo, Indução Unipolar,
e o Sistema Absoluto de Unidades de Gauss e Weber.
http://www.ifi.unicamp.br/~assis/Weber-em-portugues-Vol-1.pdf
Volume 2 (507 páginas): A Força de Weber e a Unificação das Leis de
Coulomb, Ampère e Faraday.
http://www.ifi.unicamp.br/~assis/Weber-em-portugues-Vol-2.pdf
Volume 3 (518 páginas): Medição da Constante c de Weber, Diamagnetismo,
a Equação do Telégrafo, e a Propagação de Ondas Elétricas
na Velocidade da Luz.
http://www.ifi.unicamp.br/~assis/Weber-em-portugues-Vol-3.pdf
Volume 4 (484 páginas): Conservação da Energia, o Modelo Planetário de
Weber para o Átomo,
a Unificação do Eletromagnetismo com a Gravitação,
e a Eletrodinâmica de Weber Contra as Teorias de Campo.
http://www.ifi.unicamp.br/~assis/Weber-em-portugues-Vol-4.pdf
Maiores informações estão na página do professor André K. T. Assis, disponível no link https://www.ifi.unicamp.br/~assis/
Tradução Comentada das Principais Obras de Coulomb sobre Eletricidade e Magnetismo
Esse livro gratuito em pdf contém traduções completas e comentadas, do francês para o português, das principais obras de Charles-Augustin de Coulomb (1736-1806) sobre torção, eletricidade e magnetismo.Essas traduções incluem seu trabalho de 1777 que ganhou o prêmio da Academia de Ciências da França sobre a melhor maneira de produzir agulhas imantadas, seu trabalho sobre a lei de torção de fios metálicos de 1784 e suas 7 famosas Memórias sobre eletricidade e magnetismo lidas na Academia entre 1785 e 1791. Em seus trabalhos ele descreveu sua célebre balança de torção e seu plano de prova utilizados para estudos quantitativos na física.Nesses trabalhos ele chegou experimentalmente na lei de torção de fios de seda e de metal, na força entre corpos eletrizados variando com o inverso do quadrado da distância entre eles (conhecida nos livros didáticos como lei de Coulomb), na força entre polos magnéticos também variando com o inverso do quadrado da distância entre eles, na lei de decaimento exponencial com que um corpo eletrizado perde carga para o ambiente ao seu redor, na distribuição da eletricidade sobre a superfície de corpos condutores carregados de tamanhos e formatos diferentes em diversas configurações de equilíbrio eletrostático, assim como em métodos avançados de magnetização e de produção de ímãs artificiais.Ele também criou uma teoria do magnetismo baseada na polarização molecular.
O livro pode ser baixado gratuitamente no hiperlink ao lado http://www.ifi.unicamp.br/~ass
Webconferência tratará do papel da indagação no ensino de ciências naturais.
- Resumo: A webconferência intitulada “A indagação no ensino de ciências naturais: o que há de novo?” ("La indagación en la enseñanza de las ciencias naturales: ¿Qué es lo nuevo?"), será ministrada pelo Prof. Dr. Agustín Adúriz-Bravo, a partir das 16h de 17/12/2024, terça-feira, com transmissão simultânea pelo canal “Debate Consciência” do YouTube, onde ficará gravada após ocorrer. Nesta webconferência, será examinada criticamente a "moda" de aprender ciências por investigação, presente com grande força em nível mundial e regional há cerca de duas décadas. Serão feitos questionamentos, particularmente, sobre as possíveis novidades que essa abordagem traz em relação a propostas inovadoras anteriores. A tese que será sustentada é a de que a principal contribuição desse enfoque reside em mostrar aos estudantes que existem diversas formas rigorosas de formular perguntas sobre o mundo natural e respondê-las com o auxílio de modelos.
- Breve currículo: Agustín Adúriz-Bravo possui doutorado em Didáctica de las Ciencias Experimentales pela Universitat Autònoma de Barcelona – UAB (2001). Atualmente é Professor da Universidad de Buenos Aires. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem.
- Responsáveis pela atividade: Professor Ricardo Roberto Plaza Teixeira (docente do IFSP-Caraguatatuba e Bruno Henrique Torres (estudante da Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba).
Você pode assistir a webconferência clicando na imagem abaixo ou neste link.
3,6
Autor: Leonardo Sioufi Fagundes dos Santos*
Muitas pessoas decoram uma regra para a conversão da velocidade de metros por segundo (m/s) para quilômetros por hora (km/h). Elas multiplicam a velocidade em m/s por 3,6. Por exemplo, a velocidade de 14 m/s é igual à 14 x3,6 km/h=50,4km/h. Analogamente, a conversão de km/h para m/s consiste na divisão por 3,6. Então, a velocidade de 90km/h equivale à (90/3,6)m/s=25m/s. Por que essa regra dá certo?