Por Leonardo S. F. dos Santos*

Nos rótulos dos alimentos, há a informação do valor energético. Em geral, esse valor energético é expresso em “kcal”. As pessoas costumam ler “kcal” como “caloria”. Na concepção popular, quanto maior a quantidade de calorias, mais o alimento engorda. Por exemplo, de acordo com o Google, 100g de toucinho e de alface têm respectivamente 541 e 15 calorias. Então 100g de toucinho engordaria muito mais do que a mesma quantidade de alface.

por Leonardo S. F. dos Santos*

Muitos motoristas e motociclistas ficam irritados com o limite de velocidade de 50km/h. A proibição de velocidades acima de 50km/h é interpretada como uma restrição à liberdade.

por Leonardo S. F. dos Santos*

Uma das leis da Física mais conhecidas é a “lei da inércia”. De acordo com a lei da inércia, se um corpo não recebe nenhuma força, ele está em repouso ou em movimento retilíneo com velocidade constante. Abordar a lei da inércia em um caso geral é uma tarefa muito ampla, mas é necessário entender este princípio da Física em um dos ambientes mais usados na atualidade, o carro. O entendimento da lei da inércia no contexto dos carros é uma questão de vida ou morte.

por Leonardo Sioufi Fagundes dos Santos*


A comemoração da Páscoa não ocorre em um dia fixo do ano. No ano de 2019, a Páscoa é comemorada no dia 21 de abril. Já no ano anterior, 2018, a Páscoa caiu no dia 1 de abril. No ano seguinte, 2020, a Páscoa será celebrada no dia 12 de abril. Como calcular a data da Páscoa?
A resposta a esta pergunta está ligada à ciência, mais especificamente à Astronomia. Mas além da Astronomia, o cálculo da Páscoa envolve simbolismo religioso.

Quantos somos

HojeHoje152
OntemOntem764
SemanaSemana4860
MêsMês11391
TotalTotal1367176