RedeComCiência comemora aniversário com evento presencial sobre popularização da ciência
Rede Brasileira de Jornalistas e Comunicadores de Ciência celebra seus cinco anos
em evento presencial no auditório da Comissão Nacional de Energia Nuclear
A Rede Brasileira de Jornalistas e Comunicadores de Ciência (RedeComCiência) celebra
seus cinco anos de sua criação com eventos voltados para fomentar a reflexão sobre a
comunicação sobre ciência e tecnologia em diversas atividades em formato presencial e
online.
No dia 10 de dezembro, acontece o encontro Popularização de Ciência: os múltiplos
atores sociais na comunicação de ciências no auditório da Comissão Nacional de
Energia Nuclear (CNEN), em Botafogo, Rio de Janeiro. O evento marca o primeiro encontro
presencial em comemoração aos cinco anos da RedeComCiência.
A programação do evento presencial foi pensada de maneira a fomentar um espaço para a
reflexão, o diálogo e proposições relacionadas à popularização científica e à educação em
ciências na divulgação científica, na comunicação comunitária e no jornalismo científico.
Os palestrantes e público terão a oportunidade de discutir temas como as políticas públicas
voltadas para a comunicação pública de ciências, a importância dos comunicadores
comunitários e da equidade e diversidade no contexto da popularização científica, a
mitigação da desinformação, entre outros.
A CNEN apoia e acolhe o evento por reconhecer a importância da divulgação científica para
a sociedade, que, afinal, é a principal promotora da ciência no país. Com iniciativas de
destaque na área de divulgação, a CNEN busca compartilhar suas pesquisas inovadoras e
destacar o papel essencial de seus serviços de segurança e radioproteção no Brasil.
Essa participação reflete o compromisso da instituição em aproximar o público dos avanços
científicos, promovendo uma sociedade mais informada e engajada com o progresso
tecnológico e o desenvolvimento sustentável.
A inscrição para o evento é gratuita, com cadastramento necessário para a participação.
Popularização da Ciência: os múltiplos atores sociais na comunicação de ciências
Programação em https://www.redecomciencia.org/5anosrj
Quando: 10 de dezembro de 2024
Horário: 8h30 às 16h
Onde: Auditório CNEN (RJ)
Evento com inscrições gratuita
É necessário fazer inscrição pelo site do evento
Contato:
Popularização da ciência e tecnologia: os múltiplos atores sociais na comunicação de
ciências - Graciele Oliveira (RedeComCiência, Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. /
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)
Podcast "Ciência fora da caixa": Estamos todos sob o mesmo céu? Por Thaís Forato e Dayvid Santos
O céu é um elemento muito importante para a constituição de culturas. Neste episódio, Thais Forato e Deyvid Souza discutem sobre astronomia cultural, como outras culturas olharam para o céu e os impactos dessas observações para a formação das visões de mundo de diferentes povos. Ao longo da conversa, Thais e Deyvid abordam a importância do ensino de astronomia cultural na educação tanto para diversificar os saberes como, no caso da astronomia cultural do Brasil, para geração de identidade entre os alunos e os céus do Brasil. Por fim, os convidados também falam do impacto positivo do estudo de astronomia cultural para mudar nossa relação com o meio ambiente.
Você pode ouvir este PodCast neste link ou clicando na imagem abaixo.
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Webconferência tratará da Ficção Científica e de Clubes de Ciência.
- Resumo: A webconferência intitulada “Ficção Científica e Clubes de Ciência: Difusão Científica além da Sala de Aula”, será ministrada pelo Prof. Dr. Luís Paulo de Carvalho Piassi, a partir das 16h de 12/12/2024, quinta-feira, com transmissão simultânea pelo canal “Debate Consciência” do YouTube, onde ficará gravada após ocorrer. Nesta webconferência, será discutido como os clubes de ciência, aliados à ficção científica, podem funcionar como espaços fundamentais para a difusão científica extraclasse, promovendo o protagonismo dos alunos. Explorando obras literárias, audiovisuais e outras, os estudantes desenvolvem projetos práticos, criam protótipos, conteúdos e debatem questões científicas e éticas que permeiam essas narrativas. A partir de leituras e filmes, os alunos são incentivados a produzir suas próprias histórias, realizar experimentos baseados em conceitos de ficção científica e engajar-se em discussões sobre o impacto social e filosófico da ciência. O foco está na valorização da autonomia dos estudantes, estimulando a criatividade e o pensamento crítico, além de promover debates enriquecedores sobre ciência e sociedade.
- Breve currículo: Luís Paulo de Carvalho Piassi é Professor Titular da EACH-USP, com formação em Física, Mestre em Ensino de Ciências e Doutor em Educação. Atua em pesquisas sobre ficção científica, estudos culturais, fantasia e culturas juvenis na difusão científica, liderando o grupo de pesquisa INTERFACES e coordenando o projeto Banca da Ciência. Tem vasta experiência na divulgação científica e formação de jovens pesquisadores.
- Responsáveis pela atividade: Professor Ricardo Roberto Plaza Teixeira (docente do IFSP-Caraguatatuba) e Patricia Rodrigues Silva (estudante do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba).
Você pode assistir a webconferência clicando na imagem abaixo ou neste link.
Webconferência tratará dos saberes docentes na Licenciatura em Física.
- Resumo: A webconferência intitulada “Construção dos saberes docentes na Licenciatura em Física”, será ministrada pela Profa. Dra. Angelisa Benetti Clebsch, docente do Instituto Federal Catarinense – campus Rio do Sul, a partir das 14h de 04/12/2024, quarta-feira, com transmissão simultânea pelo canal “Debate Consciência” do YouTube, onde ficará gravada após ocorrer. Ela trará reflexões sobre os saberes necessários à docência em Física. Para tal, serão apresentados saberes docentes que são comuns aos profissionais da área de Física, os que são característicos da formação de professores e os saberes integradores específicos do professor de Física. Serão expostas relações do tema com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores (2002-2024) acerca da estrutura oficial das licenciaturas. Será discutido sobre a construção do conhecimento pedagógico de conteúdo nas práticas de ensino com resultados de pesquisa envolvendo Licenciaturas em Física de Santa Catarina.
- Breve currículo: Angelisa Benetti Clebsch é Doutora em Educação Científica e Tecnológica pela UFSC (2018) e Mestre em Ensino de Física pela UFRGS (2004), além de Especialista (1996) e Licenciada (1993) em Física pela UNIJUÍ. É docente no Instituto Federal Catarinense – campus Rio do Sul, onde leciona em cursos de Licenciatura e cursos técnicos de nível médio. Atuou, em 2020, como consultora de Física na elaboração do currículo base do ensino médio do território catarinense. Foi coordenadora pró-tempore do Fórum Nacional de Coordenadores da Licenciatura em Física (FONLIFI) de janeiro a dezembro de 2021 e membro da Comissão de Ensino da Sociedade Brasileira de Física (2021-2023), além de ter sido indicada pela Sociedade Brasileira de Física para compor a Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação. Seus focos de pesquisa são: ensino-aprendizagem em física, saberes docentes, currículo e aprendizagem significativa.
Responsáveis pela atividade: Professor Ricardo Roberto Plaza Teixeira (docente do IFSP-Caraguatatuba e Maria Klara Pereira Fagundes (estudante da Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba).
Você pode assistir a webconferência clicando na imagem abaixo ou neste link.
Webconferência tratará do ensino de nanociência na educação básica.
- Resumo: A webconferência intitulada “O ensino da nanociência na educação básica e possíveis implicações sociais”, será ministrada pela Profa. Dra. Maria Consuelo Alves Lima, a partir das 16h de 29/11/2024, sexta-feira, com transmissão simultânea pelo canal “Debate Consciência” do YouTube, onde ficará gravada após ocorrer. Nela, será abordado o fato de que produtos da ciência e da tecnologia têm, cada dia mais, ampliado o controle da vida no planeta, resultando em implicações nas relações sociais. Entre esses produtos estão os desenvolvidos em escala nanométrica, com uso em distintas áreas como na medicina (para salvar vidas) e nas guerras (para cessar vidas). O desenvolvimento desse campo de estudo tem se dado de forma acelerada e o uso de seus produtos sem avaliações sobre possíveis malefícios pode trazer implicações desastrosas. No contexto apresentado, pretendemos analisar a importância de discussões sobre nanociência e nanotecnologia na educação básica.
- Breve currículo: Maria Consuelo Alves Lima é Doutora em Física (1996), Mestra em Física (1988) e Graduada em física (Bacharelado-1982, Licenciatura-1983) pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Ela desenvolveu projeto de pós-doutorado voltado para o ensino de Física junto ao grupo Estudo e Pesquisa em Ciência e Ensino - gepCE (2009-2010) na Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), e é professora titular do Departamento de Física da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Tem experiência em ensino de física no nível superior e no nível médio e atua principalmente em pesquisas no ensino de ciências com ênfase no ensino de física.
Responsáveis pela atividade: Professor Ricardo Roberto Plaza Teixeira (docente do IFSP-Caraguatatuba e Maria Klara Pereira Fagundes (estudante da Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba).
Você pode assistir a webconferência clicando na imagem abaixo ou neste link.
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