por Estela Maria Costa Monteiro*

WhatsApp Image 2019 04 03 at 20.12.39 

Evento “Pergunte a um(a) cientista - Leis do universo”. Foto por Estela Maria Costa Monteiro

Sábado, no dia 30/03, aconteceu na Praça da Moça, no município de Diadema, o “Pergunte a um(a) cientista - Leis do universo”. Organizado pelo Via Saber em parceria com o Observatório Astronômico Municipal de Diadema e da Secretaria de Educação de Diadema. Contou com a presença de três cientistas: Igor Zenker, Leonardo Sioufi Fagundes Dos Santos e Marina Nielsen que tiraram dúvidas da população sobre Cosmologia, Mecânica Quântica e Física Nuclear, respectivamente. Muitas crianças participaram, perguntando sobre curiosidades que não tinham com quem sanar. Uma troca de experiência trazendo a Ciência para próximo do saber popular.

 

WhatsApp Image 2019 04 03 at 20.12.39 1      WhatsApp Image 2019 04 03 at 20.12.40

Evento “Pergunte a um(a) cientista - Leis do universo”. Fotos por Estela Maria Costa Monteiro                 

Houve também a observação do Sol pelo telescópio H- Alpha, guiado pelo Roger Bonsaver e Victor Rondon Deimos. Onde crianças e adultos tiveram a oportunidade e experiência de observar o Sol.

 

WhatsApp Image 2019 04 03 at 20.12.40 1                                                  WhatsApp Image 2019 04 03 at 20.13.24

Oservação do Sol. Foto por Estela Maria Costa Monteiro                                                    Sol visto pelo telescópio H- Alpha. Foto por Roger Bonsaver

 

Shopping Praça da Moça, localizado na rua Manoel da Nóbrega, 712 - Centro, no município de Diadema conta com uma amostra de diversas réplicas dos projetos idealizados pelo artista e cientista italiano, Leonardo da Vinci. A exposição “Por Dentro da Mente de Leonardo Da Vinci” está aberta de 08 de março até 14 de abril. 

leonardo da vinci folder

Folder de divulgação.

Dia 6 de abril, às 18h00 no Observatório Astronômico de Diadema, a pesquisadora Amanda Gonçalves Bendia proferirá a palestra "Astrobiologia - A Busca Por Vida Fora da Terra". A participação na palestra é gratuita. O Observátorio está localizado na Av. Antônio Sylvio Cunha Bueno 1384, Jardim Inamar, Diadema. Ela explicará a relação entre a presença de bactérias em um ambiente aparentemente mortal, um vulcão na Antártida, com a possibilidade de vida em condições similares em outros planetas. A pesquisadora esteve pessoalmente neste vulcão da Antártida. O evento também irá contar com a observação da Lua através de um telescópio.

 

 *Estela Maria Costa Monteiro aluna da UNIFESP e colaboradora do Portal Píon.