por Leonardo Sioufi Fagundes dos Santos*

O Observatório Astronômico de Diadema recebe a pesquisadora Amanda Gonçalves Bendia no próximo sábado 06 de abril, às 18h00. Ela proferirá a palestra "Astrobiologia - A Busca Por Vida Fora da Terra". A participação na palestra é gratuita.

De acordo com o livro "Astrobiologia, uma ciência emergente" e com o prêmio Nobel em medicina Baruch S. Blumberg, "A astrobiologia, na visão atual, é definida como um campo de pesquisa dedicado a entender a origem, a evolução, a distribuição e o futuro da vida, na Terra ou fora dela". Para saber mais sobre Astrobiologia e o livro gratuito online "Astrobiologia, uma ciência emergente", clique neste link.

Amanda Gonçalves Bendia fez bacharelado em Ciências Biológicas, pós-doutorado em Oceanografia e doutorado em Microbiologia pela USP, além de mestrado em Microbiologia pela UFRJ. Ela explicará a relação entre a presença de bactérias em um ambiente aparentemente mortal, um vulcão na Antártida, com a possibilidade de vida em condições similares em outros planetas. A pesquisadora esteve pessoalmente neste vulcão da Antártida.  

Caso o tempo esteja favorável, sem nuvens, o Observatório Astronômico de Diadema realizará uma observação da Lua através de um telescópio.

O Observatório Astronômico de Diadema está localizado na Av. Antônio Sylvio Cunha Bueno 1384, Jardim Inamar, Diadema.

 

*Leonardo Sioufi Fagundes dos Santos é professor de Física da UNIFESP Diadema, membro do Departamento de Física e docente no Curso de Ciências - Licenciatura.