Toda matéria é feita de partículas, inclusive os nossos corpos e os aparelhos onde lemos este texto. Entre as partículas fundamentais, há um tipo denominado hádrons. Os prótons e neutrons que formam a matéria que nos cerca são hádrons. Então, entender os hádrons é compreeender o mundo ao nosso redor. Aliás, os experimentos de Física mais importantes e caros do mundo atual ocorrem no Grande Colisor de Hádrons, mais conhecido pela sua silga em inglês, LHC (Large Hadrons Collider).

Se você ficou curioso, venha assistir e participar da palestra “Hádrons, o mundo de quarks up, down, estranhos, charmosos e belos”. A palestrante é a professora de Física da UNIFESP "Kanchan Pradeepkumar Khemchandani", pesquisadora da área de partículas. Antes de ser professora no Brasil, Kanchan já realizou pesquisas em universidades da India, Espanha, Portugal e Japão. 

A palestra será no dia 29/06/2019, um sábado, às 16h00, no Observatório Astronômico de Diadema, localizado na Rua Antônio Sylvio da Cunha Bueno 1384, Jardim Inamar, Diadema.

Esta é a terceira palestra do Programa de Extensão “Física no Dia-a-Dia, conversando com o Departamento de Física da UNIFESP Diadema”.

Um agradecimento especial ao Observatório Astronômico de Diadema por ceder seu espaço e apoiar uma atividade da UNIFESP Diadema.

 

O vídeo abaixo com legendas em português explica resumidamente fala um pouco sobre o Grande Colisor de Hádrons.