Escrito por Leonardo Publicado em 

 

De acordo com Teoria Geral da Relatividade, o campo gravitacional é uma deformação no espaço-tempo. No início de 1916, o mesmo físico que elaborou a Teoria Geral da Relatividade, Alberto Einstein, também concluiu que ondas gravitacionais podem se propagar no campo gravitacional. 

As tentativas de detecção das ondas gravitacionais animaram e desanimaram inúmeras gerações de físicos. Finalmente hoje, 11 de fevereiro, no centésimo ano da proposta de existência de ondas gravitacionais, uma equipe de físicos do mundo inteiro anunciou nos Estados Unidos a detecção das mesmas. Nesta equipe internacional, há 7 brasileiros.

Para detectar as ondas gravitacionais, a equipe de físicos usou um sistema de feixes de laser distantes quase 4 quilômetros entre si. O nome do sistema é LIGO, sigla de "Laser Interferometer Gravitational-Wave Observatory" que em português significa "Observatório de Ondas Gravitacionais por Interferômetro Laser".

Para maiores informações, recomendamos a reportagem da BBC Brasil e o vídeo do youtube do Mensageiro Sideral, com texto de Salvador Nogueira.