Escrito por Leonardo Publicado em 

Enviado por Graciele Almeida de Oliveira

Cosmologia de 21 cm no século 21

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) localizado em São José dos Campos, Em São Paulo, SP, está organizando a 6a. Escola Avançada de Astrofísica que se realiza entre os dias 13 a 16 de agosto de 2018 no INPE.

O tema da 6a. Escola será Cosmologia, e o objetivo é apresentar e discutir diferentes aspectos da Cosmologia de 21 cm, relacionado ao hidrogênio atômico. O estudo por meio dessa faixa de rádio, nos dá acesso a informações sobre a formação das primeiras estrelas e amplia nosso conhecimento da história térmica do Universo. Uma nova geração de rádio telescópios está sendo construída para este propósito, com os primeiros resultados já sendo publicados na literatura. O INPE está profundamente envolvido neste esforço por meio do rádio telescópio BINGO.

O curso contará com a presença de pesquisadores brasileiros e internacionais e tratará dos seguintes assuntos:

Cosmologia de 21 cm: temperatura média, cálculo relativístico do espectro de potência e perspectivas observacionais. (Dr. Yin-Zhe Ma - Univ. Kuazulu-Natal, South Africa)

Traçando o nascimento das primeiras estrelas e galáxias: do Amanhecer Cósmico à Época da Reionização. (Dra. Marta Silva - Kapteyn Astronomical Institute, Univ. Groningen, Netherlands)

A história térmica do hidrogênio, da recombinação à reionização: uma visão experimental / observacional. (Dr. Jeff Peterson - Univ. Carnegie Melon, USA)

O papel da estatística Bayesiana na modelagem de dados em rádio astronomia. (Dr. Filipe Abdalla - (Univ. College London, England)

Período de inscrição: de 28/05/2018 às 00h00 a 10/08/2018 às 23h59!

Taxa de inscrição:

Inscrição: R$ 350,00

Mais informações em: http://www.inpe.br/inpeadvancedschool/

Quantos somos

HojeHoje1170
OntemOntem1163
SemanaSemana4830
MêsMês25530
TotalTotal1423695