Escrito por Felipe Moron Escanhoela. Publicado por Leonardo em .

O Grupo de Reelaboração do Ensino de Física, GREF, acaba de disponibilizar para download livre a segunda edição da obra Leituras de Física, revisada em 2007. A obra, que inclui a coleção de livros do professor, é produto de uma parceria entre o GREF e a Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas, CENP, órgão da Secretaria Estadual da Educação.

O material feito para os alunos pode ser usado livremente e está publicado em PDF no site da CENP: http://cenp.edunet.sp.gov.br/fisica/gref (você também pode usar a busca por Material Didático do nosso portal para encontrar o assunto que está procurando).

Na coleção, diversos tópicos de Mecânica, Física Térmica, Óptica e Eletromagnetismo são tratados de forma a estimular o questionamento e o pensamento investigativo. Eles estão divididos em “leituras”, cada uma delas com quatro páginas, que compreendem abertura, investigação-estudo e complemento.

A revisão da obra aconteceu em dois níveis: a redação sofreu algumas mudanças, no sentido de se aproximar da linguagem dos alunos e, ao mesmo tempo, uma equipe de professores do grupo indicou atualizações técnicas.

“Por exemplo, no bloco que trata de Rotações, foram tirados os exemplos que usavam o toca-discos de vinil e as fitas K-7, pois esses aparelhos já estão fora das vivências cotidianas dos estudantes. Em seu lugar, foram inseridas outras experimentações simples, como a que questiona o funcionamento de cadeiras giratórias”, explica Luis Fábio Simões Pucci, integrante da Equipe Técnica de Física do CENP.

O GREF

O Grupo de Reelaboração do Ensino de Física reúne diversos professores da rede estadual de ensino de São Paulo que, sob a coordenação de docentes do Instituto de Física da USP, têm como objetivo elaborar uma proposta de ensino de Física para o ensino médio que esteja vinculada à experiência cotidiana dos alunos, procurando apresentar a eles a Física como um instrumento de melhor compreensão e atuação na realidade. O GREF iniciou seus trabalhos em 1984 e, além da publicação do Leituras em Física, atua, por meio de cursos e assessoria, na formação continuada de professores de Física.