Escrito por Felipe Moron Escanhoela. Publicado por Leonardo em .

Universidade de Brasília, UnB, está desenvolvendo um ambiente colaborativo voltado para o profissional da área de Ensino de Ciências. Trata-se da Rede Colaborativa de Ensino de Física,RCEF, um espaço de formação científica que deve promover a reflexão e a ação colaborativas, articulando a produção e a distribuição de materiais de ensino, informações e projetos relacionados à área.

Nascida a partir de diálogos com professores da rede pública do Distrito Federal, a rede foi criada pelo Grupo de Ensino de Física do Instituto de Física da UnB, com o objetivo de estruturar grupos de trabalho, produzir material didático, promover a articulação entre o curso de licenciatura em física da UnB e as redes de ensino do DF, implementar um programa de formação continuada para professores de física e ampliar o conhecimento desses profissionais, atuantes em qualquer nível de ensino.

Com base no conceito de “ aprendizagem colaborativa”, o ambiente fará uso de ferramentas e recursos que permitam aos professores o desenvolvimento de atividades em colaboração, inserindo-os assim em um processo de formação continuada dinâmico, onde eles próprios sejam os agentes da sua formação.

“Defendemos a idéia de que a formação continuada do professor precisa ser pensada numa perspectiva diferente – ao contrário do que fizemos no passado, quando ela era concebida e equacionada numa via de mão única. É aqui que identificamos a idéia de colaboração como uma estratégia formativa, compartilhada com diferentes atores do processo educativo, na formação permanente do professor”, explica Cássio Costa Laranjeiras, pesquisador do Instituto de Física da UnB e coordenador do projeto.

Rede Colaborativa de Ensino de Física pode ser acessada no endereço http://rcef.fis.unb.br