Escrito por Felipe Moron Escanhoela. Publicado por Leonardo 25 Julho 2008.

O pesquisador Fernando Jorge da Paixão Filho, do Instituto de Física da Universidade Estadual de Campinas, criou uma proposta para o ensino de Ciências, particularmente de conceitos da Física, para crianças da 1ª à 4ª séries do Ensino Fundamental.

Motivado pela sua experiência como professor, Paixão mantém um site onde onde o internauta pode acessar materiais criados para professores e alunos, além de colaborar com relatos, comentários, sugestões e dúvidas.

A proposta já está sendo colocada em exercício na disciplina Prática de Ensino de Ciências, do curso de Pedagogia da Unicamp, pelo próprio pesquisador, que uma vez por mês apresenta textos e discute atividades com os futuros docentes. “No fim do semestre, os alunos apresentam um relatório sobre as atividades desenvolvidas e o resultado tem sido muito encorajador”, avalia.

As atividades sugeridas pelo professor buscam fazer com que as crianças aprendam a medir o tempo – conceito fundamental na Ciência e nas práticas do dia-a-dia – por meio de acompanhamento do passeio do Sol e de atividades que levam a uma redescoberta do calendário. O objetivo é dar oportunidade para que as crianças, desde cedo, aprendam alguns conceitos de Física e desenvolvam atitudes próprias da atividade científica.

O site pode ser acessado pelo endereço http://calendario.incubadora.fapesp.br, onde os materiais estão disponíveis sob a licença Creative Commons.