Escrito por Felipe Moron Escanhoela. Publicada por Leonardo em 06 Agosto 2008.

Futebol? Natação? Vôlei? Nada disso! Guilherme Victal Alves da Costa, de 16 anos, é o primeiro brasileiro a conquistar uma medalha de prata na 39ª Olimpíada Internacional de Física, a IPhO.

O evento, que ocorreu entre os dias 20 e 29 de julho em Hanói, no Vietnã, reuniu cerca de 400 alunos do ensino médio, de 90 países. Em sua 39ª edição, esta é a 9ª vez que a IphO recebe representantes do Brasil, que participa desde o ano 2000, por iniciativa da Sociedade Brasileira de Física.

Até o feito de Guilherme, aluno do Colégio Objetivo-Cantareira, de São Paulo, o melhor desempenho de estudantes brasileiros na IPhO havia sido a conquista da medalha de bronze, no ano passado.

Neste ano, dos cinco participantes que foram ao Vietnã, quatro tiveram seu desempenho reconhecido. Além de Guilherme, o paranaense Alex Atsushi Takeda, do Colégio Universitário, de Londrina, ganhou a medalha de bronze; André Gentil Guerra Agostinho, do Colégio Gênese, do Recife, e Rafael Parpinel Carvina, do Colégio Objetivo, de São Paulo, foram reconhecidos com menções honrosas. Também representou o País o paulistano Vitor Mori, do Colégio Etapa.

A equipe brasileira foi chefiada pelo professor Euclydes Marega Júnior, do Instituto de Física de São Carlos, da USP, que também coordenou os trabalhos de preparação dos estudantes.

O Brasil teve o melhor desempenho entre os países da América Latina. Em seguida veio Cuba, com uma medalha de bronze. Dois estudantes argentinos, dois colombianos e um mexicano ganharam menção honrosa.

Fontes: Jornal da Ciência e site oficial da 39ª IPhO