Escrito por Felipe Moron Escanhoela. Publicado por Leonardo em 11 Agosto 2008.

O Laboratório de Estudos em Comunicação, Tecnologia e Educação Cidadã, Lecotec, da UNESP inaugura no dia 11 de agosto, às 20h00, o portal eletrônico Toque da Ciência, publicação que se destina à divulgação da produção científica brasileira por meio da disponibilização de arquivos de áudio com relatos de pesquisas feitas no país.

Com atualizações diárias, o portal já conta com um acervo de mais de cem programas em que os próprios pesquisadores explicam, em uma linguagem simples e atraente, seus trabalhos nas universidades e centros de pesquisa.

Os podcasts têm um minuto e meio de duração e podem ser reproduzidos por emissoras de rádio comunitárias, educativas, públicas ou comerciais. "O Toque da Ciência procura fazer pequenas inserções de ciência no cotidiano do brasileiro e, desta forma, devolver à população investimentos públicos em pesquisa, em forma de conhecimento", afirma o coordenador do projeto, Juliano Maurício de Carvalho.

No programa O mistério das partículas elementarespor exemplo, o físico Adriano Natale, do Departamento de Física da Unesp, fala sobre seu trabalho com modelos teóricos que explicam a origem das diferentes massas das partículas elementares.

O portal, que pode ser acessado pelo endereço www.ciencia.inf.br, conta com financiamento do CNPq e da UNESP, por meio de sua Pró-Reitoria de Extensão e do Programa Ciência na UNESP.

A cerimônia de lançamento, que será realizada no Auditório Antônio Manuel dos Santos, no campus da Unesp de Bauru, vai contar com a participação do diretor do Departamento de Popularização e Difusão do Ministério da Ciência e Tecnologia, Ildeu de Castro Moreira, que deve falar sobre as Políticas Públicas para Popularização e Difusão da Ciência e Tecnologia.