Escrito por Felipe Moron Escanhoela. Publicado por Leonardo 16 Outubro  2008.

Fonte: Assessoria de imprensa do Instituto Sangari

Paralelamente à exposição Einstein , aberta para visitação até o dia 14 de dezembro no Parque do Ibirapuera, em São Paulo, a revista Pesquisa FAPESP e o Instituto Sangari estão organizando uma série de palestras e debates. Nas tardes de sábado e nas manhãs de domingo, físicos e especialistas de outras áreas – cinema, sociologia, filosofia, neurologia e história da ciência, entre outras – falam, em linguagem simples e acessível a um público amplo, sobre as idéias de Albert Einstein e suas implicações em outros campos. Os encontros estão acontecendo no auditório que integra a exposição e a entrada é gratuita.

Aos sábados, as mesas-redondas exploram o tema O tempo em dois tempos. Em cada uma delas, um físico e um pesquisador das ciências humanas conversam sobre a noção do tempo e do espaço em suas especialidades. Aos domingos, na série Muito além da relatividade, físicos e escritores especializados em física do Brasil e do exterior abordam aspectos pouco conhecidos da vida e da obra de Einstein, considerando sempre o contexto histórico em que os fatos ocorreram.

Confira abaixo as próximas palestras:

Sábado, 18 de outubro, 15h00

  • "O tempo do universo", com Roberto Martins, físico e professor da Unicamp

Domingo, 19 de outubro, 11h

  • "A preparação de Einstein para o seu ano miraculoso", com Carlos Alberto Santos, físico e professor da UFRGS

Sábado, 25 de outubro, 15h

  • "O tempo nas sociedades humanas", com Mauro Almeida, professor da Unicamp
  • "O dossiê Einstein no FBI: a documentação de sua luta pelos direitos civis", com Olival Freire, historiador da ciência e professor da UFBA