Escrito por Felipe Moron Escanhoela. Publicada por Leonardo em 16 Abril 2009.

A Comissão de Cultura e Extensão do Instituto de Física da USP, IFUSP, oferecerá, no mês de julho de 2009, oito cursos de atualização para professores de Física do ensino médio e de Ciências no ensino fundamental. Com temas e abordagens diversificadas, os cursos pretendem responder a demandas atuais da escola básica.

Além de propiciar a atualização dos conhecimentos dos profissionais, o 5º Encontro IFUSP - Escola – como é batizado o evento – deve promover a troca de experiências entre os professores, munidos de suas vivências e práticas educacionais, e a academia, que vai apresentar as diferentes propostas desenvolvidas no IFUSP.

Os organizadores também pretendem oferecer oportunidade para discutir e aprofundar temas da estrutura curricular proposta pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. Cada curso, com duração de 40 horas, é gratuito e está sendo analisado para aprovação pela Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas, CENP.

Temas

De 13 a 20 de julho

FLUIDOS COMPLEXOS NO ENSINO MÉDIO: propriedades e aplicações em física, quinica e biologia”;

De 20 a 24 de julho (cada aluno pode escolher apenas um tema)

EXPERIMENTOS EM ÓTICA;

EXPERIMENTOS EM SOM - "Som e Música: Experimentos e aplicações de ondas sonoras em Ensino de Física e na construção de Instrumentos Musicais";

ENERGIA: FORMAS, FONTES E USOS FINAIS – 2ª Edição;

FÍSICA DO MOVIMENTO - EXPERIMENTO E CONCEITO;

FÍSICA MODERNA – 2ª Edição;

ENSINO DE CIÊNCIAS: experimentando com mãos e mentes;

FISICA DO MEIO AMBIENTE - 3ª Edição;

Os cursos serão realizados no Instituto de Física da USP, que fica na Cidade Universitária, em São Paulo, SP. As aulas serão ministradas das 8h00 às 17h30, com intervalo para almoço. As inscrições podem ser feitas até 30 de junho ou enquanto houver vagas.

Para mais informações, visite o site do IFUSP: http://web.if.usp.br/extensao/node/57

Fonte: Site do Instituto de Física da USP