Escrito por Felipe Moron Escanhoela. Publicada por Leonardo em 18 Junho 2009.

Com o objetivo de difundir e atualizar o conhecimento científico dos interessados em astronomia, a Divisão de Atividades Educacionais do Observatório Nacional, ON/MCT, no Rio de Janeiro, está promovendo um curso a distância de “Astrofísica do Sistema Solar”.

O curso tem duração de um ano e é constituído de cinco módulos, disponíveis para download no formato PDF. Não é necessário qualquer conhecimento prévio de astronomia para acompanhar o curso, uma vez que ele é voltado para o público não especializado em ciências exatas. Assim, a participação é aberta a todas as pessoas – entretanto, apenas os alunos inscritos terão acesso às provas.

O primeiro módulo já está disponível. Ele faz um inventário do Sistema Solar, descreve as principais características dos corpos que o compõe, investiga os processos físicos que ocorrem (ou ocorreram) nos planetas e as condições encontradas em cada um desses corpos celestes – como atmosfera, estrutura interna e superfície –, explica a formação dos pequenos corpos do Sistema Solar etc.

O curso é inteiramente grátis e os certificados serão emitidos e enviados, sem qualquer custo, para aqueles que completarem o curso com eficiência (Nota mínima = 7,0). A inscrição deve ser feita por via eletrônica e está aberta até 20 de agosto, véspera da primeira prova. Para outras informações, acesse o site do curso: http://www.on.br/site_edu_dist_2009/site/index_ss.html" target="_blank">http://www.on.br/site_edu_dist_2009/site/inf_gerais.html

(Com informações do Jornal da Ciência e de Luzia Penalva, do ON)