Escrito por Felipe Moron Escanhoela. Publicada por Leonardo em 04 Agosto 2009.

Adaptado de texto de José David M. Viana, Presidente da Comissão da OBF, publicado no site da OBF

Os cinco estudantes que representaram o Brasil na Olimpíada Internacional de Física de 2009 (40th International Physics OlympiadIPhO) voltaram do México, no dia 21 de julho, com cinco importantes conquistas. Preparados e selecionados pela Olimpíada Brasileira de FísicaOBF, os alunos André Luis M. Farias (PE) e Ivan G. Mitoso Rocha (CE) conquistaram medalhas de prata; Leonardo P. Stédile (SP) e Illan F. Halpern (RJ/SP) trouxeram medalhas de bronze; e Márcio A. de Paiva Filho (RN) conquistou a menção honrosa.

Esses jovens iniciaram sua maratona de estudos em 2007, quando cursavam a 1ª série do Ensino Médio e ficaram entre os 48 melhores classificados da OBF – de um total de 165 mil inscritos naquela série. Também participaram da seleção para a equipe de 2009 os dez melhores alunos da 2ª série de um grupo de 200 mil participantes inscritos na categoria na OBF 2008.

Foram dezoito meses de preparação e seleção nas coordenações estaduais da OBF, finalizados com cursos intensivos e provas realizados no Instituto de Física de São CarlosIFSC-USP. Esse processo foi coordenado pelo Prof. Euclydes Marega Júnior, do IFSC.

No total, participaram da 40ª versão da IPhO 316 estudantes, representando 82 países. O desempenho dos brasileiros em 2009 superou o de 2008, no Vietnã, quando o Brasil conquistou uma prata, um bronze e duas menções honrosas. Em 2009, o Brasil ficou com a melhor classificação entre os países ibero-americanos, seguido por Cuba, que tem grande tradição no evento.

Olimpíada Brasileira de FísicaOBF, é um programa da Sociedade Brasileira de Física, SBF, destinada aos estudantes do Ensino Médio e último ano do Ensino Fundamental e que conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq.

Parabéns aos estudantes, professores, escolas e coordenações estaduais da OBF!