Escrito por Felipe Moron Escanhoela. Publicada por Leonardo em 11 Junho 2010.

O Laboratório Aberto de Interatividade, LAbI, da UFSCar, passou a publicar o “Céu da semana” também na internet, na forma de videocasts. No quadro, o físico Gustavo Rojas dá dicas de como olhar para o céu e fala sobre as constelações em destaque, as fases da lua e os principais fenômenos astronômicos da semana.

Inicialmente veiculado exclusivamente no Paideia– um programa da Rádio UFSCar sobre cultura científica que vai ao ar todas as terças, às 18h –, desde maio o “Céu da semana” passou a ser publicado também em formato de vídeo no blog do programa – as edições podem ser acompanhadas no endereço http://programapaideia.wordpress.com/ceu-da-semana/.

As efemérides são apresentadas sempre com base nas coordenadas de São Carlos, SP. Entretanto, como explica Rojas, “os fenômenos abordados não mudam muito em outros locais do Brasil. Isso porque a maior parte do país está na mesma zona horária e os horários de nascer e ocaso dos planetas não se alteram dentro dessa zona”.

O simulador usado para gerar as imagens astronômicas do “Céu da semana” é o Stellarium, um software livre que permite a busca por objetos celestes de acordo com a localização geográfica e a data especificadas pelo usuário.

O projeto conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, Fapesp.