Escrito por Felipe Moron Escanhoela. Publicada por Leonardo em 03 Setembro 2010.

O livro “Perdendo o medo da radioatividade”, de Felipe Damasio e Aline Tavares, foi lançado em agosto pela Editora Autores Associados como material paradidático para ser usado em sala de aula. Mas apesar de ter como público alvo os estudantes do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio, o livro pode ser lido por qualquer pessoa que tenha interesse em conhecer um dos temas mais importantes de nossa sociedade.

Na obra, a radioatividade é abordada de forma extensa e completa, por meio de uma linguagem simples e clara. Iniciado com o relato de um trágico acidente radiológico ocorrido no Brasil, o livro mostra a importância de se conhecer o assunto e de saber como lidar com a tecnologia nuclear – e faz isso sem tomar partido na discussão sobre a viabilidade do uso desse recurso.

Em seguida, os autores traçam um histórico dos estudos sobre a radiação, trazendo ao leitor importantes fatos dessa área de pesquisa, além de informações sobre seus mais conhecidos protagonistas, como Albert Einstein, Marie Curie etc. – tudo contextualizado, com referências aos estudos científicos e fatores políticos e sociais de cada época.

O livro traz ainda atividades para os alunos realizarem na escola ou em casa – como a construção de uma mini usina térmica –, um “glossário de protagonistas” (pessoas envolvidas com a tecnologia nuclear) e um “glossário geral”. Tudo para ajudar a sanar as possíveis dúvidas dos leitores.
Mais informações podem ser encontradas no blog da editora.