Publicado em .

Autor: Enio F. da Silveira
Professor do Departamento de Física
PUC-Rio

Livro: Sobre as leis da física - de Richard Feynman
Tradução de Marcel Novaes (Universidade Federal de São Carlos)
Revisão técnica de Nelson Studart (Universidade Federal de São Carlos)
Co-edição da Editora Contraponto e Editora PUC-Rio
180 pg.
R$ 32,00

Richard Feynman (1918-1988) foi o mais importante físico americano da história. Trabalhou em Princeton, em Cornell e no Caltech, na Califórnia. Durante a Segunda Guerra Mundial participou do ultra-secreto Projeto Manhatan, que levou à construção da primeira bomba atômica. Introduziu, em 1959, o conceito de nanotecnologia; entre tantas outras contribuições, desenvolveu a teoria da eletrodinâmica quântica, que lhe valeu o Premio Nobel de 1965.

Este livro reúne sete conferências proferidas na Universidade de Cornell, onde falou sobre as leis da natureza, uma discussão simples, elegante e até filosófica sobre as leis científicas usadas na descrição da natureza. Suas análises são profundas e ao mesmo tempo apresentadas com bom humor e de modo quase coloquial.

Feynman foi um personagem muito curioso, na verdade um físico "fora de série", interessado por tudo, filosofia, música, desenho e, sobretudo, ao que parece, um grande conquistador de mulheres... Passou vários meses no Brasil na década de 50, quando interagiu com cientistas brasileiros e desfilou no carnaval carioca, tocando frigideira na bateria da Mangueira. Deu muitas palestras por aqui, em especial uma sobre a precariedade do ensino da física no Brasil, que teve na época grande repercussão.

O livro “Sobre as leis da Física” é recomendado como complemento aos cursos de graduação, aos professores de Física do ensino médio e amantes da Ciência.

Leia abaixo reprodução da orelha do livro:

As leis da física têm produzido consequências imensas na evolução da humanidade. Elas procuram descrever com precisão todos os fenômenos naturais em seu nível mais fundamental. Sobre as leis da física interessa a leitores de diferentes áreas porque suscita reflexões sobre conceitos muito importantes e gerais, tais como: já descobrimos a maioria das leis? São elas imutáveis? Que relação têm com a matemática? Obedecem à reversibilidade do tempo? Como tiramos proveito dos princípios de conservação e das leis de simetria? Como passado e futuro se relacionam com a organização dos sistemas físicos? Como o caráter quântico da natureza se expressa através de leis probabilísticas?

Ninguém melhor do que Feynman para guiar o leitor nessas reflexões. Ele recebeu o Prêmio Nobel de Física de 1965 e, como professor, foi um excelente didata. Suas análises sobre as leis da física são, ao mesmo tempo, profundas e apresentadas com bom humor e simplicidade. Exemplos e analogias criativas não lhe faltam. A linguagem usada neste livro é coloquial e advém de palestras proferidas na Universidade de Cornell. Durante sua estada no Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas, no início da década de 1950, Feynman preocupou-se também com o precário ensino de física básica no país e redigiu um documento com suas críticas.

Feynman argumenta que “a ciência só é útil se nos diz algo sobre experimentos que ainda não foram feitos”. É uma maneira clara de justificar a busca constante, pelos físicos, de leis cada vez mais precisas e abrangentes.

Acrescente-se que o texto, tão atual quanto na época em que foi escrito, foi bem traduzido e revisto por professores experientes. Sua leitura é particularmente recomendada como complemento a cursos de graduação.

_________________

Richard Philips Feynman (1918-1988) foi o mais importante físico americano da história. Trabalhou em Princeton, em Cornell e no Caltech, na Califórnia. Durante a Segunda Guerra Mundial participou do ultrassecreto Projeto Manhattan, que levou à construção da primeira bomba atômica. Em 1959 introduziu o conceito de nanotecnologia, apontando para a possibilidade de manipular a matéria em escala atômica. Desenvolveu a teoria da eletrodinâmica quântica, que unificou o eletromagnetismo, a mecânica quântica e a teoria da relatividade restrita e lhe valeu o Prêmio Nobel em 1965. Deu inúmeras outras contribuições relevantes em diversas áreas, como a física de partículas, a teoria das interações fracas e a superfulidez do hélio líquido. Foi considerado um dos grandes professores de física em todos os tempos.