Publicado por Leonardo em .

Autor: Andre Koch Torres Assis 

Instituição: Instituto de Física - UNICAMP 

Título: Arquimedes, o Centro de Gravidade e a Lei da Alavanca 

Resumo:

Este livro trata dos fundamentos da mecânica. Começa apresentando a vida e a obra de Arquimedes, citando vários trechos de seus trabalhos. Discute-se um pouco de geometria, como os pontos notáveis de um triângulo. Em seguida são feitas diversas experiências sobre o equilíbrio e o movimento de corpos sob a ação gravitacional da Terra, todas elas com materiais de baixo custo. A partir dessas experiências discutem-se os casos de equilíbrio estável, instável e indiferente. Chega-se então a uma definição conceitual precisa do centro de gravidade de um corpo. Exploram-se atividades lúdicas relacionadas com este conceito, assim como diversos aspectos históricos ligados ao tema.

Passa-se então a uma discussão quantitativa desse assunto. Para isso, ilustra-se como construir diversos tipos de balanças e de alavancas. Discute-se como melhorar a sensibilidade de uma balança. São feitas diversas experiências com balanças e com alavancas, sempre utilizando materiais simples e facilmente acessíveis, até se chegar em uma definição matemática do centro de gravidade.

Apresentam-se explicações e deduções alternativas da lei da alavanca. Em um Apêndice, apresenta-se uma tradução comentada do Livro sobre a Balança, atribuído a Euclides. Em um outro Apêndice, apresenta-se uma tradução comentada da obra de Arquimedes intitulada Sobre o Equilíbrio das Figuras Planas. Nesse trabalho Arquimedes demonstra teoricamente a lei da alavanca, além de calcular os centros de gravidade de retângulos, triângulos e trapézios.

No final da obra está incluída uma ampla bibliografia sobre o tema. Todo o texto é apresentado com uma contextualização histórica, sendo que a ênfase da apresentação é totalmente experimental.


Link: Arquimedes, o Centro de gravidade e a lei da Alavanca