Escrito por Felipe Moron Escanhoela. Publicada por Leonardo em 06 Agosto 2009.

Professores de Física do Ensino Médio que trabalham na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica poderão participar, neste ano, da Escola de Física promovida pela Organização Europeia para a Investigação Nuclear, o CERN, maior laboratório de investigação em física no mundo.

A Escola de Física, que desde 2007 capacita professores portugueses, é realizada no âmbito do programa de educação do CERN, que promove visitas às suas instalações e laboratórios, além de cursos sobre tópicos de Física, ministrados em vários idiomas para professores de diversos países da Europa. Em 2009, o evento vai acontecer no período de 30 de agosto a 4 de setembro.

A participação de professores brasileiros na Escola de Física é resultado de negociações iniciadas em maio de 2009 por pesquisadores do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas, CBPF, e da diretoria da Sociedade Brasileira de Física, SBF, que visavam a ampliação do programa de cooperação já existente com Portugal.

Parte dos custos da participação brasileira ficará a cargo do Ministério da Ciência e Tecnologia e a limitação dos participantes aos professores que trabalham na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica é devida ao curto intervalo de tempo até o início do programa – a elaboração de um processo mais amplo de seleção seria muito complexa e a medida foi tomada para viabilizar a participação dos brasileiros já em 2009, o que servirá de ensaio para eventuais futuras participações.

Para a seleção, foi enviado um e-mail de divulgação, acompanhado de edital, a todos os dirigentes das escolas participantes. O processo de seleção dos potenciais candidatos, que deverão se manifestar até o dia 7 de agosto de 2009, ficará sob responsabilidade de comissão coordenada pela Secretaria de Assuntos de Ensino da SBF.

O documento enviado aos dirigentes das escolas pode ser acessado pelo endereço http://www.sbfisica.org.br/ensino/arquivos/CERN_2009_Edital_de_selecao.pdf

Adaptado de texto do Prof. Dr. Nilson Marcos Dias Garcia, Secretário para Assuntos de Ensino da Sociedade Brasileira de Física