por Leonardo S. F. dos Santos*

Em um referêncial onde o Sol está em repouso, a Terra gira em torno do Sol. Analogamente, a Lua orbita em torno da Terra. Neste complexo movimento, a Lua pode ficar entre a Terra e o Sol. Neste caso, a sombra da Lua se projeta sobre a Terra. Quem mora na Terra, vê o Sol sendo coberto pela Lua. Este fenômeno astronômico é o eclipse solar.

A Terra pode ficar entre o Sol e a Lua. Neste caso, a sombra da Terra cobre a Lua e o fenômeno é conhecido como eclipse lunar. Durante um eclipse lunar, os moradores da Terra veem a Lua ser coberta pela sombra terrestre.

Hoje, terça-feira, dia 2 de julho, é dia de eclipse solar. Os cuidados necessários para a observação do eclipse podem ser conferidos em uma reportagem da BBC. É importante enfatizar que a observação do eclipse sem os devidos cuidados podem provocar prejuízos à visão pelo resto da vida, incluindo a cegueira. Os horários detalhados do eclipse solar nas capitais do Brasil podem ser conferidos no blog Ver Calendário. Abaixo, um video didático curto os eclipses solares.

Um bom eclipse solar à todos!

*Leonardo Sioufi Fagundes dos Santos é professor de Física da UNIFESP Diadema e atual coordenador do Portal Píon da Sociedade Brasileira de Física.