por Estela Maria Costa Monteiro*

quilograma

Uma imagem em CGI do protótipo do quilograma (Greg L / Wikimedia Commons)

 “Só agora é que podemos definir o quilograma em termos de uma constante da física – a constante de Planck, a velocidade da luz e a frequência de ressonância do átomo de césio” Terry Quinn, diretor do Bureau Internacional de Pesos e Medidas

 

Hoje, 20 de maio de 2019, além de ser comemorado o Dia Mundial da Metrologia também entrará em vigor redefinições no Sistema Internacional de Unidades (S.I.).

Desde outubro do ano passado, na Conferência Geral sobre Pesos e Medidas de Versalhes foi decido que o objeto chamado Protótipo Internacional do Quilograma (IPK), um cilíndrico de 4 cm feito de 90% platina e 10% irídio não vai mais definir o quilograma.

O quilograma, era, até então a única unidade no S.I. ainda definida por um objeto físico. O problema é que todo objeto pode trocar átomos com o ambiente. Por isso nos últimos 100 anos, o cilindro original do quilograma perdeu 50 microgramas. Mesmo essa mínima diferença causa dados errôneos em experimentos científicos

A metrologia, a ciência que estuda a medição, é importante, pois além de utilizarmos em nosso dia em diversos momentos, também é responsável pelas observações de cálculos científicos. Quanto mais preciso e constante for a medida, melhor.

Essa definição mais precisa do quilograma está baseada nas leis do nosso Universo. Pelas palavras do diretor do Bureau Internacional de Pesos e Medidas Terry Quinn “A ideia é que, tendo todas as unidades baseadas nas constantes da Física, elas são, por definição, estáveis ​​e inalteráveis ​​no futuro, e universalmente acessível em todos os lugares. ”

Por exemplo, um metro é determinado pela distância que a luz percorre no vácuo em 1/299792458 de um segundo. Um segundo é determinado pelo tempo que leva para um átomo de Césio oscilar 9,192,631,770 vezes.

A nova unidade de quilograma é baseada em medidas da Balança de Kibble (também chamada de Watt), permitindo-se uma comparação entre a energia mecânica e a eletromagnética. A balança é composta de eletroímãs que gerarão um campo magnético. O campo magnético é calibrado através de constantes fundamentais da Física. O novo quilograma é a massa correspondente a determinado peso que equilibra uma força oposta gerada por um campo magnético.

BalançaWatt1

 

A mudança não será perceptível no cotidiano, um quilo de batata ontem e hoje, permanecera o mesmo. Porém para os metrologistas, os cientistas e pesquisadores, fara grande diferença, abrindo caminho para melhores precisões e abrirá o leque de possibilidade da Ciência.

*Estela Maria Costa Monteiro aluna da UNIFESP e colaboradora do Portal Píon.

Quantos somos

HojeHoje1171
OntemOntem1163
SemanaSemana4831
MêsMês25531
TotalTotal1423696