Escrito por Felipe Moron Escanhoela. Pubicado por Leonardo 24 Setembro 2008.

Da Agência Fapesp – A exposição Einstein, criada pelo Museu Americano de História Natural, sediado em Nova York, ganhou uma versão brasileira. A mostra vai ficar aberta ao público de 24 de setembro a 14 de dezembro, em São Paulo, no Pavilhão Armando de Arruda Pereira, no Parque do Ibirapuera.

Apresentando objetos pessoais, fotos, cópias de cartas e manuscritos de Albert Einstein (1879-1955), a exposição aposta na interatividade e na tecnologia para explicar conceitos científicos relacionados às inúmeras contribuições do físico.

O espaço da exposição também abrigará, nos fins de semana, um amplo ciclo de palestras relacionadas ao tema, com organização da revista Pesquisa FAPESP. A mostra, instalada em uma área de 2 mil metros quadrados, foi trazida ao Brasil por intermédio do Instituto Sangari, com apoio de diversas empresas e instituições, incluindo a FAPESP.

O coordenador-geral da exposição é Marcelo Knobel, professor do Instituto de Física Gleb Wataghin, da Universidade Estadual de Campinas, Unicamp, e diretor científico do Instituto Sangari. Segundo ele, a versão norte-americana da exposição recebeu adaptações e acréscimos.

“Os painéis interativos foram elaborados pela equipe brasileira. Além disso, praticamente todos os textos foram recriados e ainda foram acrescentadas duas instalações que não existiam originalmente: as seções 'Átomo' e 'Einstein no Brasil'”, diz Knobel.

A comissão científica foi formada por Carmen Prado, do Instituto de Física da Universidade de São Paulo, USP, Nelson Studart, do Departamento de Física na Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, e Alfredo Tolmasquim, diretor do Museu de Astronomia e Ciências Afins, Mast, no Rio de Janeiro – uma exposição realizada pelo Mast também teve elementos integrados à mostra.

A exposição não se restringe às teorias desenvolvidas pelo físico alemão, mas apresenta também diversas dimensões de sua vida, como as viagens, os casamentos, a atuação pacifista durante a Segunda Guerra Mundial e a luta contra o racismo.

O percurso é dividido em dez blocos temáticos, nos quais se entrelaçam aspectos biográficos e científicos relacionados a Einstein: “Vida e tempo”, “Luz”, “Tempo”, “Átomos”, “Energia”, “Gravidade”, “Guerra e paz”, “Cidadão global”, “Legado” e “Einstein no Brasil”.

Escolas e grupos de estudantes poderão agendar visitas monitoradas por educadores especializados. A exposição também oferece um curso gratuito para os educadores, no qual são fornecidos subsídios teóricos para a preparação das visitas com os alunos e o trabalho em sala de aula. No percurso da mostra foram montados dois Laboratórios do Aprendizado, nos quais os estudantes poderão participar de atividades que abordam alguns dos conceitos apresentados.

Leia matéria especial no site da Agência FAPESP

Mais informações também no site do Instituto Sangari