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Figura de elaboração do autor e baseada em Barolli e colaboradores (2019), representando as oito dimensões do desenvolvimento profissional de professores de Ciências.

Por Frederico S. M. de Carvalho

Referência:

NASCIMENTO, Wilson Elmer. Desenvolvimento profissional de professores de Física: um estudo sob a perspectiva disposicionalista e contextualista da ação. 2019. 278 f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2019.

Agraciado com o prêmio de melhor tese de 2020, pela Sociedade Brasileira de Física, o pesquisador Wilson Elmer Nascimento, orientado pela professora Elisabeth Barolli – da Universidade Estadual de Campinas –, desenvolveu em seu doutorado uma pesquisa rica na contribuição para o ensino de Física, de forma geral, devido à visão humana que trouxe para analisar a formação de docentes da área de Física.

Elmer inspira-se na tríade Sociedade-Escola-Academia e em oito dimensões que as circundam para compreender processos de desenvolvimento profissional de professores de Física. Por meio da teoria disposicionalista e contextualista da ação do sociólogo francês Bernard Lahire, buscou focalizar o indivíduo docente e tratar do que o faz ser como é, agir como age e pensar como pensa. Esta perspectiva ajudaria a entender a trajetória dos professores de Física ao considerar que os esquemas de ação, na forma de disposições, são incorporados pelos indivíduos nas variadas experiências sociais e passam a ser ativados ou enfraquecidos em situações ou contextos também variados.

Além de basear-se em Lahire, o pesquisador teoriza sobre as influências de Bourdieu para desenvolver suas conclusões a respeito da formação docente. “O estudo se baseia principalmente nas contribuições do sociólogo contemporâneo Bernard Lahire, no entanto, por este autor tecer prolongamentos críticos às teorizações de Pierre Bourdieu, foi importante um aprofundamento nas relações existentes entre a teoria bourdiesiana e lahireana”, explica.

Em perspectiva diacrônica e sincrônica acerca da trajetória de vida do professor, disposições são identificadas, sendo que estas podem ter origem em três modalidades de socialização, podendo ocorrer por treino ou prática direta; de forma implícita, “como resultado de um efeito mais difuso da organização de uma ‘situação’”; e por inculcação ideológico-simbólica de crenças, como valores, modelos e normas advindas de instituições variadas. Com isso, o pesquisador apresenta uma forma de compreensão do desenvolvimento profissional docente, algo que impulsiona o professor a agir de determinadas maneiras em contextos específicos.

Para o pesquisador, as influências externas – e as internas, construídas ao longo da vida de um professor – não poderiam ficar de fora de uma contextualização da formação docente. De acordo com Nascimento, “era muito frutífero trazer uma perspectiva teórica que buscasse desvelar as práticas dos sujeitos a partir dos condicionantes sociais da lógica contextual, bem como do passado incorporado na forma de disposições, crenças, inclinações, hábitos mentais e comportamentais”.

Professor Wilson Elmer Nascimento (UFRN) marcando o sucesso da apresentação de sua tese ao lado dos membros da banca. Da esquerda para a direita: Maurício Compiani (UNICAMP), Maria Regina Dubeux Kawamura (USP), Dario Fiorentini (UNICAMP), Elisabeth Barolli (UNICAMP) e eu. Em vídeo conferência, Willian Alexandre Manzan (UFTM).membros da banca. Da esquerda para a direita: Maurício Compiani (UNICAMP), Maria Regina Dubeux Kawamura (USP), Dario Fiorentini (UNICAMP), Elisabeth Barolli (UNICAMP) e eu. Em vídeo conferência, Willian Alexandre Manzan (UFTM).

Porém, trazer à tona as dimensões e teorizar sobre a associação entre uma concepção de desenvolvimento profissional docente e a teoria sociológica disposicionalista e contextualista da ação não bastaria para trazer a essência individual à teoria explorada. Sendo assim, Elmer buscou diálogo com professores da área por meio de entrevistas semiestruturadas com egressos de mestrados profissionais em Ensino de Física. Desta forma foi possível elaborar retratos sociológicos dos docentes, narrativas que condensam dados empíricos, referencial teórico-sociológico e análise dos dados.

Como bem descrito por Nascimento, se considerarmos o espaço social e suas dimensões como uma folha de papel, o indivíduo seria uma folha amassada ou dobrada de diferentes maneiras, formando um “retrato singular de como o social foi interpretado” e como as dimensões econômicas, políticas, culturais, familiares – entre outras – se sobrepõem, se mesclam e são apresentadas.

Por meio de um intenso e profundo trabalho analítico, o autor identificou, entre os sujeitos investigados, cinco disposições pessoais que proporcionam desenvolvimento profissional docente e duas disposições descritas como obstáculos ao desenvolvimento. 

Com relação ao desenvolvimento apresentaram-se a disposição ao conhecimento; à afetividade; à resiliência; disposição hipercorretiva – quando o docente é comprometido com regras e normas – e disposição ao convencimento – de outros docentes e dos próprios alunos. Já as disposições hipocorretiva (quando o docente não tem apreço por regras e normas) e ascética (quando o professor rechaça outras formas de ensinar Física diferentes das usualmente utilizadas em sua realidade) foram obstáculos ao desenvolvimento profissional docente.

Explorando as teorias de Bourdieu e Lahire, dentre outros sociólogos e estudiosos do Ensino em Ciências e Formação de Professores, a tese colabora para o entendimento do desenvolvimento profissional docente, com base em aspectos que vão para além do campo da racionalidade, o que traz contribuições importantes para a formação de professores e a formação de formadores de professores de Física.

Professor Wilson durante a defesa da tese ganhadora prêmio de melhor tese de 2020, ao lado de sua orientadora, Elisabeth Barolli (de vermelho), dos professores Maurício Compiani (dir) e Dario Fiorentini.

Na vida do pesquisador, atualmente professor no Centro de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, o trabalho tem refletido de forma muito positiva no dia a dia profissional. “Considero que o desenvolvimento desta tese contribui principalmente para que eu, atuando na formação inicial e continuada de professores da área de Ciências, possa ter esse olhar mais direcionado para a particularidade de cada sujeito, com respeito e atenção à sua trajetória de vida e às formas como isso pode influenciar na sua constituição e desenvolvimento como professor”, relata.

E os estudos iniciados na tese permanecem permeando a rotina do professor. Recentemente, Nascimento publicou artigo na Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica, da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), em conjunto com as pesquisadoras Camila Lima Miranda (UFTM) e Helena Lara Barros de Souza (UFRN). Intitulado “Educadoras e educadores marcantes: ressonâncias na constituição da identidade docente de um professor de Física”, o trabalho apresenta perspectiva semelhante à tese premiada, mas explorando contextos como os da Região Nordeste.

Para ler a tese na íntegra você pode acessar a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações ou então, acesse a página de periódicos da Universidade Federal do Pará para ler o artigo Desenvolvimento profissional docente: reflexões a partir de trajetórias de professores de Física. Amazônia, elaborado com b