A pesquisa em ensino de Física se consolida nos anos 80. Começam investigações diversificadas, incluindo resolução de problemas, concepções epistemológicas, formação inicial e permanente de professores. Ao longo deste tempo, a SBF promoveu iniciativas importantes: “Física no Cotidiano”, “Ciência Tecnologia e Sociedade”, “História e Filosofia da Ciência”, “Equipamento de Baixo Custo”, “Física Contemporânea” e “Novas tecnologias”, entre outras. Atualmente, a Comissão de Ensino se compromete com a transdisciplinaridade, o diálogo, o uso de novas epistemologias da produção de conhecimento. Um dos esforços é reconhecer a contribuição histórica de povos diversos para a aprendizagem de questões da física.

Olimpíada Brasileira De Física?

A OBF é um projeto permanente da Sociedade Brasileira de Física, e o único passaporte para as Olimpíadas Internacionais de Física. Os vencedores da competição, juntamente com seus professores e escolas, são premiados com diplomas e medalhas.

Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas?

A OBFEP é um projeto permanente da SFB, apoiado pelo CNPq. A Olimpíada é realizada desde 2010, exclusivamente com estudantes do Ensino Médio e do 9º ano do Ensino Fundamental de Escolas Públicas. São premiados, estudantes, escolas e professores. Os estudantes melhor classificados podem receber Bolsas de Iniciação Científica Júnior.

Olimpíada Iberoamericana de Física?

A OIbF é uma Olimpíada Internacional de Física de alto nível destinada a estudantes do ensino médio. É organizada por professores e pesquisadores de Física dos países Iberoamericanos (vinte países latinoamericanos, Espanha e Portugal).

Mestrado Profissional em Ensino de Física?

O MNPEF é um programa nacional de pós-graduação de caráter profissional, voltado a professores de ensino médio e fundamental com ênfase principal em aspectos de conteúdos na área de Física. O objetivo é capacitar, em nível de mestrado, professores da Educação Básica. O foco da formação é o domínio de conteúdos de Física e de técnicas atuais de ensino, como por exemplo recursos de mídia eletrônica, tecnológicos e/ou computacionais para motivação, informação, experimentação e demonstrações de diferentes fenômenos físicos.

Portal Pión?

Canal de divulgação científica da Sociedade Brasileira de Física.

Revista a Física na Escola?

A FNE é uma revista de formação e divulgação sobre a Física e o seu ensino, com ênfase na sala de aula. Tem como foco professores do Ensino Médio e promove diálogo com todos aqueles que se interessam em contribuir para a melhoria do Ensino de Física.

Programa de Intercâmbio SBF/APS

Parceria entre a SBF e a American Physical Society (APS). Pesquisadores e estudantes de pós-graduação podem se candidatar a bolsas de viagem para cursos, visitas e trabalhos temporários.

A SBF decidiu lançar sua plataforma de cursos de Física online com uma boa variedade e qualidade dos webminicursos ofertados.

Parecer feito por professores pesquisadores da área sobre assuntos relacionados à física na internet, a VeriFísica tem como objetivo verificar informações que envolvem a Física circulando em diversos meios de comunicação.