Categorias

Posts recentes

O Instituto Serrapilheira, primeira entidade privada de fomento à pesquisa no Brasil, lançou no mês passado um programa voltado para a divulgação científica.

De acordo com Hugo Aguilaniu, presidente da instituição, isso sempre foi parte do plano original, investir também na divulgação científica, e não só no apoio à pesquisa.

O programa terá três eixos: formar profissionais de divulgação científica, influenciar jovens a buscar uma formação científica e melhorar a comunicação de pesquisadores nacionais.

Chamado de Camp Serrapilheira, ele vai ser dividido em duas fases. Primeiro, haverá um evento para divulgadores de ciência (sejam eles cientistas ou não), voltado a formas inovadoras de comunicar questões de ciência e estratégias criativas para Divulgação Científica.

Os que se inscreverem e forem selecionados participarão do evento de quatro dias, a ser realizado em setembro no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, e terão a chance de submeter um projeto para financiamento. Os selecionados nessa segunda fase poderão ser apoiados em até R$ 100 mil.

Para participar, os candidatos devem fazer parte de uma iniciativa já existente e propor uma sessão para compor a programação do evento.

Se quiser saber mais detalhes sobre o programa Camp Serrapilheira, clique aqui. O prazo para inscrições vai até 30 de maio.

ICTP-SAIFR

Fora isso, o Serrapilheira também está financiando uma bolsa para a vaga de coordenador de divulgação científica no ICTP-SAIFR, base sul-americana do International Centre for Theoretical Physics criada em 2011 numa parceria entre FAPESP, UNESP e ICTP. O Coordenador trabalhará no ICTP-SAIFR, no campus do Instituto de Física Teórica da UNESP em São Paulo, em conjunto com o Instituto Serrapilheira e o departamento mundialmente reconhecido de divulgação científica do Perimeter Institute, em Waterloo, no Canadá.

A bolsa tem duração de um ano, com possibilidade de prorrogação, e prevê valor mensal líquido de R$ 7.000, sem impostos.

O coordenador deve ter experiência com professores de ensino médio em física, ser fluente em inglês e saber como organizar atividades de divulgação para o público geral pe para alunos e professores de ensino médio.

Para saber mais detalhes sobre como se inscrever, clique aqui. O prazo para inscrições vai até 1 de junho.