Categorias

Posts recentes

Os dois últimos números de 2015 da Revista Brasileira de Ensino de Física já estão no ar no site do Scielo e trazem uma série de conteúdos de interesse para professores, alunos e interessados.

Confira a seguir alguns dos destaques dessas duas edições, publicadas nos trimestres julho-setembro e outubro-dezembro. Elas combinam diversas áreas da história e do ensino da física, sendo o último número dedicado ao Ano Internacional da Luz, que foi comemorado em 2015.

Volume 37, no. 3 (jul-set/2015)

Jorge André Swieca: um físico ímpar

Artigo escrito por E.C. Marino, do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro, delineia as contribuições feitas por Jorge André Swieca, especialista em teoria quântica de campos e formulador do teorema de Swieca, que revela a existência de uma relação profunda entre a ocorrência de setores com carga não-nula no espectro de estados assintóticos de uma teoria quântica de campos e o espectro de massa. Marino foi aluno de mestrado e doutorado de Swieca, o que lhe dá uma perspectiva especial para retratar a obra de uma figura ímpar na física brasileira.

Para ler o artigo, clique aqui.

A função delta revisitada

Nomeada após o trabalho pioneiro do físico inglês Paul Dirac, em 1927, a função delta é uma ferramenta primordial para a ciência e engenharia atuais, com aplicações que vão da teoria quântica ao controle de processos industriais. D.A.V. Tonidandel, da Universidade Federal de Ouro Preto, e A.E.A. Araújo, da Universidade Federal de Minas Gerais, descrevem sua criação, explicando por que a delta não é uma função e sim uma distribuição.

Para ler o artigo, clique aqui.

Aerodinâmica de bolas

Bruno Seixas Gomes de Almeida e Robson Coutinho Silva, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, apresentam os experimentos desenvolvidos na oficina “aerodinâmica de bolas”, apresentada ao público no evento temático “Ciência do Espaço”, realizado no ano da Copa do Mundo pelo museu Espaço Ciência Viva, no Rio de Janeiro.

Para ler o artigo, clique aqui.

Vol. 37, no. 4 (out-dez/2015)

Ano Internacional da Luz

Em volume organizado por Nelson Studart, da Universidade Federal de São Carlos (SP), diversos especialistas brasileiros abordam os mais variados aspectos da luz. Destaques para a abordagem sobre os quanta de luz e a óptica quântica, descritos por Luiz Davidovich, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, o potencial da luz para aumentar o conhecimento e dar suporte à vida, escrito por Vanderlei S. Bagnato e Sebastião Prativeira, da Universidade de São Paulo em São Carlos, e uma perspectiva histórica sobre as pesquisas de Newton com a luz, produzida por Roberto de Andrade Martins e Cibelle Celestino Silva, ambos da Universidade de São Paulo em São Carlos.

De acordo com Studart, o Ano Internacional da Luz foi uma ótima oportunidade para destacar o trabalho dos pesquisadores da área no Brasil. “Sem dúvida, a divulgação dos trabalhos dos pesquisadores brasileiros que atuam na área de fotônica, fundamentos da mecânica quântica, óptica quântica e áreas correlatas intensificou-se durante o AIL, como demostram palestras proferidas em centros de ciência, universidades, entre outros, worhshop Light: Life and Science (durante a SBPC em São Carlos), artigos em revistas de divulgação científica etc. Mas o AIL, no que se refere à divulgação da Física para o público em geral, foi também importante, com eventos organizados por instituições em todo o país.”

Para ver o conteúdo completo da edição, clique aqui.