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Na reunião de maio do Fórum Nacional de Coordenadores das Licenciaturas em Física, o GT Formação de Professores da SBF realizou um seminário sobre Itinerários Formativos. Vera Bohomoletz Henriques (USP) apresentou o estudo feito no GT juntamente com José Davi Vianna (UnB) e José Fernandes de Lima (UFS).

Foi apresentado um comparativo entre os novos currículos do Ensino Médio do Distrito Federal, Mato Grosso, Sergipe e São Paulo, recém elaborados de acordo com as novas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (Resolução n. 3 de 21 de novembro de 2018). O contraponto foi em termos de distribuição da carga horária, horas e aulas semanais da Formação Geral Básica e dos Itinerários Formativos. Os Itinerários Formativos analisados trazem projeto de vida, disciplinas eletivas e trilhas de aprendizagem (ou aprofundamento), sendo que em princípio os professores de Física atuam nos Itinerários Formativos e na disciplina Física presente na Formação Geral Básica. 

O seminário fomentou importantes discussões sobre: implementação dos Itinerários Formativos em municípios pequenos, possibilidades de colaboração das universidades e institutos federais na formação de professores em exercício, impactos dos Itinerários Formativos nas Licenciaturas em Física. Foi mencionada a  necessidade de diálogo com as Licenciaturas em Química e Biologia para pensar em disciplinas ou projetos interdisciplinares para o Ensino Médio, no sentido de preparar nossos licenciados para atuar no novo Ensino Médio. Os detalhes da reunião estão na ata.

Destaca-se que foi feita a escolha da sigla e logomarca de identificação do Fórum Nacional de Coordenadores das Licenciaturas em Física – FONLIFI, que já se encontra no início deste boletim.

O FONLIFI conta com 13 coordenadores que representam os estados do Brasil. Três deles foram apresentados na última reunião: Bruno Canto (UFRN), representando o Rio Grande do Norte; Elton Carvalho Lima (UFTO), Tocantins e Ricardo Rechi Aguiar (IFSP), São Paulo. Considerando as 27 unidades federativas, ainda precisamos avançar na instituição dos Fóruns estaduais, considerando os novos currículos do Ensino Médio.

Os Fóruns estaduais são fundamentais para manter a via de diálogo que foi criada com algumas secretarias de educação a partir da Nota “Em defesa da presença do Ensino de Física na Educação Básica” encaminhada ao Conselho Nacional de Secretários de Educação – CONSED. Tivemos retorno das secretarias de educação de 11 estados (Acre, Amazonas, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Rio Grande do Sul, Rondônia e Tocantins). Temos acesso aos currículos do Ensino Médio de Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais e Pará. Além disso, as secretarias de educação do Amazonas e Maranhão, convidaram o FONLIFI para participar do processo de elaboração dos currículos.

Para conhecer melhor as ações do Fórum e fazer questionamentos, convidamos os leitores para o painel “Fórum Nacional de Coordenadores das Licenciaturas em Física” que acontecerá no dia 22/07/2021 às 20 h no XXIV Simpósio Nacional de Ensino de Física – SNEF.

Novamente, contamos com a colaboração dos associados da SBF para conferir se consta no link o nome dos coordenadores de Licenciaturas em Física com os quais têm contato, ou se o nome do coordenador está atualizado. Caso não encontrem os dados ou verifiquem que os mesmos estão desatualizados, podem informá-los no link

Convidamos os coordenadores das licenciaturas em Física, membros natos do FONLIFI para a próxima reunião que acontecerá às 16 horas do dia 29/06/2021 e terá como assuntos principais: 1) Retorno das secretarias estaduais de educação sobre a nota encaminhada ao Consed; 2) Apresentação do posicionamento da UFMG sobre a Resolução CNE/CP n. 2, de 20 de dezembro de 2019; 3) Levantamento sobre a curricularização da extensão nas instituições. 

O link da reunião será enviado para o e-mail dos coordenadores que dispusermos de contato.

Contamos com a colaboração de todos(as)!

Atenciosamente,
Profa. Angelisa Benetti Clebsch (IFC) –
Profa. Héstia Raissa Batista Reis Lima Precoma (IFS)
Coordenação (pró-tempore) do FONLIFI