Evento reúne pesquisadores interessados em explorar desafios atuais da física de muitos corpos e da informação quântica
Compreender como a informação se comporta em sistemas quânticos compostos por muitas partículas é um dos grandes desafios da física contemporânea. Esses sistemas apresentam fenômenos complexos que conectam temas como termalização, termodinâmica de buracos negros e processamento de informação quântica. Tais temáticas estarão no centro da Escola sobre Métodos Analíticos e Numéricos para Sistemas Quânticos Desordenados (Analytical and Numerical Methods for Disordered Quantum Systems).
Organizado pelo ICTP-SAIFR, o evento será realizado de 14 a 25 de setembro de 2026 no Instituto de Física Teórica (IFT) da Unesp, em São Paulo. A escola será ministrada em inglês e reunirá estudantes de graduação avançada, pós-graduação e jovens pesquisadores interessados em aprofundar seus conhecimentos em sistemas quânticos desordenados.
O programa foi estruturado para conduzir os participantes da mecânica quântica ensinada em cursos avançados de graduação até temas de pesquisa ativos na área. Durante as duas semanas, os estudantes irão se familiarizar com os desafios associados ao espaço de Hilbert exponencialmente grande desses sistemas e aprender as ferramentas analíticas e numéricas necessárias para explorá-los.
Seguindo o princípio de “aprender computando”, o programa buscará integrar teoria e prática por meio de aulas aprofundadas sobre abordagens de pesquisa de ponta, sessões dedicadas de exercícios voltadas a problemas físicos concretos e desenvolvimento de ferramentas computacionais e analíticas essenciais para a pesquisa atual em física teórica.
Interessados podem se inscrever pelo formulário online até 14 de junho de 2026.
Sobre o ICTP-SAIFR
O Instituto Sul-Americano para Pesquisa Fundamental (ICTP-SAIFR) é um centro internacional na cidade de São Paulo criado por meio de uma colaboração entre o Centro Internacional de Física Teórica (ICTP), o Instituto de Física Teórica (IFT) da Unesp e a Fapesp. Suas atividades incluem pesquisa em Física Teórica e suas aplicações, bem como escolas e workshops para alunos de pós-graduação e pesquisadores. O ICTP-SAIFR também promove divulgação científica e ações de extensão junto a professores e estudantes de Ensino Médio e público geral. Mais informações estão disponíveis no site ictp-saifr.org.
Serviço
Escola sobre Métodos Analíticos e Numéricos para Sistemas Quânticos Desordenados (School on Analytical and Numerical Methods for Disordered Quantum Systems)
Data: 14 a 25 de setembro de 2026
Local: IFT-Unesp (Rua Jornalista Aloysio Biondi, 120 – Bloco II – Barra Funda – São Paulo/SP)
Prazo para inscrições: 14 de junho de 2026
Realização: ICTP-SAIFR
Mais informações: https://www.ictp-saifr.org/sanmdqs2026/








