Categorias

Posts recentes

Prezadas(os) colegas,

Ao longo dos últimos anos os recursos para ciência e tecnologia têm sido dizimados. O MCTI recebeu por volta de 11,5 bilhões de reais nos anos de 2012 e 2013 e menos de 2 bilhões neste ano. Devido a um grande empenho das sociedades científicas, houve a esperança de que parte desse montante pudesse ser recomposta com a proibição do contingenciamento dos recursos do FNCT, mas ela durou pouco (veja a manifestação da SBF a esse respeito). Infelizmente, há em curso propostas de lei que, além de manter o contingenciamento do saldo existente, não prevêem sequer a verba mínima necessária para a manutenção de bolsas e projetos científicos indispensáveis para o próximo ano.

Em face do exposto, é necessário que nossos parlamentares entendam a importância da ciência e tecnologia para o presente e futuro do país e, com essa finalidade, é preciso nos mobilizarmos enquanto comunidade brasileira de física. Assim, sugerimos que sejam encaminhados e-mails aos congressistas do seu Estado para sensibilizá-los.  Abaixo, segue uma proposta de texto que poderá ser usado ou servir de base para sua reivindicação. Você pode obter o contato de congressistas aqui, para a Câmara ou aqui, para o Senado.

Caso você necessite de mais informações sobre o assunto, acesse o link do “Física ao Vivo” veiculado no dia 15/10/2021, no canal da SBF.

A Diretoria

Prezado(a) Deputado(a)/ Senador(a),

Os cortes sofridos pela verba destinada à ciência e tecnologia brasileiros são profundos, tendo passado de 11,5 bilhões de reais nos anos de 2012 e 2013 a menos de 2 bilhões neste ano. Sem a recomposição de valores minimamente realistas para a manutenção de laboratórios de pesquisa e formação de recursos humanos, a ciência brasileira, que levou décadas para atingir o atual patamar de qualificação e reconhecimento internacional, sucumbirá muito em breve.  Não seja responsável por esse desmonte! Não há ciência de qualidade realizada sem recursos públicos em lugar nenhum do mundo. Apoie a ciência brasileira ajudando a reverter o desvio dos montantes do FNDCT. Essa verba é da ciência!  Sem ela, o Brasil será um país sem futuro.