Categorias

Posts recentes

Cientista Negra, de óculos, ao lado dos dizeres ICWIP 2024-2025.

A Comissão de Justiça, Equidade, Diversidade e Inclusão (JEDI), da Sociedade Brasileira de Física (SBF), divulgou hoje (06/05) os nomes das representantes do Brasil que participarão do International Conference on Women in Physics (ICWIP) 2024-2025. Além de representar o País no evento, elas poderão enviar trabalhos a serem apresentados e publicados na ocasião.

O processo de seleção incentivou amplamente a inscrição de pessoas negras, indígenas, LGBTQIA+ e de pessoas com deficiência (PCD) desde que residentes no Brasil ou ter nacionalidade brasileira e disponibilidade para representar o País no período de 2024 a 2025. Acompanhe abaixo as selecionadas:

  • Ana Lúcia Ferreira de Barros, professora Titular no Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca CEFET-RJ e fundadora e coordenadora do Laboratório de Física Experimental e Aplicada (LaFEA) desde 2006.
  • Dimy Nanclares Fernandes Sanches, pesquisadora colaboradora na Universidade Federal do ABC (UFABC), realizando pós-doutorado na caracterização avançada de materiais inorgânicos por técnicas de luz síncrotron e espectroscopia Raman, dentro do projeto “Methane to Products” do Center for Innovation on New Energies (CINE).
  • Ivana Matos Oliveira, estudante da graduação em Física da Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
  • Maria Luiza Miguez, professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais, Campus Januária e coordenadora geral do Torneio de Física para Meninas.

A JEDI e a SBF parabenizam as selecionadas na busca de tornar a Física um ambiente seguro e próspero às mulheres, pessoas negras, indígenas, LGBTQIA+ e de pessoas PCD.