A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) anunciou, no dia 2 de dezembro, a assinatura de convênios inéditos que marcam um novo capítulo na ciência brasileira. A partir desses acordos, pesquisadoras e pesquisadores do país poderão ler e publicar, sem custos, em periódicos de três das maiores editoras científicas do mundo: Association for Computing Machinery (ACM), Elsevier e Springer Nature.

A formalização ocorreu durante a cerimônia em celebração dos 25 anos do Portal de Periódicos da Capes e contou com a presença de representantes das três editoras. Os acordos com a Elsevier e Springer Nature entram em vigor em 1º de janeiro de 2026 e vão beneficiar profissionais de mais de 400 instituições brasileiras, garantindo acesso ao portfólio completo de periódicos híbridos e ampliando as possibilidades de publicação em revistas de alto impacto. Além de fortalecer a política nacional de acesso aberto, a iniciativa posiciona o Brasil na vanguarda desse movimento global. Somente no grupo Nature, a expectativa é que cerca de 6 mil artigos por ano sejam publicados e disponibilizados gratuitamente, ampliando a visibilidade internacional da produção científica brasileira.

Mais informações:

Por CBPF (CAPES firma acordos inéditos para ampliar acesso e publicação científica — Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas – CBPF)