RedeComCiência comemora aniversário com evento presencial sobre popularização da ciência
Rede Brasileira de Jornalistas e Comunicadores de Ciência celebra seus cinco anos
em evento presencial no auditório da Comissão Nacional de Energia Nuclear
A Rede Brasileira de Jornalistas e Comunicadores de Ciência (RedeComCiência) celebra
seus cinco anos de sua criação com eventos voltados para fomentar a reflexão sobre a
comunicação sobre ciência e tecnologia em diversas atividades em formato presencial e
online.
No dia 10 de dezembro, acontece o encontro Popularização de Ciência: os múltiplos
atores sociais na comunicação de ciências no auditório da Comissão Nacional de
Energia Nuclear (CNEN), em Botafogo, Rio de Janeiro. O evento marca o primeiro encontro
presencial em comemoração aos cinco anos da RedeComCiência.
A programação do evento presencial foi pensada de maneira a fomentar um espaço para a
reflexão, o diálogo e proposições relacionadas à popularização científica e à educação em
ciências na divulgação científica, na comunicação comunitária e no jornalismo científico.
Os palestrantes e público terão a oportunidade de discutir temas como as políticas públicas
voltadas para a comunicação pública de ciências, a importância dos comunicadores
comunitários e da equidade e diversidade no contexto da popularização científica, a
mitigação da desinformação, entre outros.
A CNEN apoia e acolhe o evento por reconhecer a importância da divulgação científica para
a sociedade, que, afinal, é a principal promotora da ciência no país. Com iniciativas de
destaque na área de divulgação, a CNEN busca compartilhar suas pesquisas inovadoras e
destacar o papel essencial de seus serviços de segurança e radioproteção no Brasil.
Essa participação reflete o compromisso da instituição em aproximar o público dos avanços
científicos, promovendo uma sociedade mais informada e engajada com o progresso
tecnológico e o desenvolvimento sustentável.
A inscrição para o evento é gratuita, com cadastramento necessário para a participação.
Popularização da Ciência: os múltiplos atores sociais na comunicação de ciências
Programação em https://www.redecomciencia.org/5anosrj
Quando: 10 de dezembro de 2024
Horário: 8h30 às 16h
Onde: Auditório CNEN (RJ)
Evento com inscrições gratuita
É necessário fazer inscrição pelo site do evento
Contato:
Popularização da ciência e tecnologia: os múltiplos atores sociais na comunicação de
ciências - Graciele Oliveira (RedeComCiência, Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. /
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)
Podcast "Ciência fora da caixa": Estamos todos sob o mesmo céu? Por Thaís Forato e Dayvid Santos
O céu é um elemento muito importante para a constituição de culturas. Neste episódio, Thais Forato e Deyvid Souza discutem sobre astronomia cultural, como outras culturas olharam para o céu e os impactos dessas observações para a formação das visões de mundo de diferentes povos. Ao longo da conversa, Thais e Deyvid abordam a importância do ensino de astronomia cultural na educação tanto para diversificar os saberes como, no caso da astronomia cultural do Brasil, para geração de identidade entre os alunos e os céus do Brasil. Por fim, os convidados também falam do impacto positivo do estudo de astronomia cultural para mudar nossa relação com o meio ambiente.
Você pode ouvir este PodCast neste link ou clicando na imagem abaixo.
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Webconferência tratará da Ficção Científica e de Clubes de Ciência.
- Resumo: A webconferência intitulada “Ficção Científica e Clubes de Ciência: Difusão Científica além da Sala de Aula”, será ministrada pelo Prof. Dr. Luís Paulo de Carvalho Piassi, a partir das 16h de 12/12/2024, quinta-feira, com transmissão simultânea pelo canal “Debate Consciência” do YouTube, onde ficará gravada após ocorrer. Nesta webconferência, será discutido como os clubes de ciência, aliados à ficção científica, podem funcionar como espaços fundamentais para a difusão científica extraclasse, promovendo o protagonismo dos alunos. Explorando obras literárias, audiovisuais e outras, os estudantes desenvolvem projetos práticos, criam protótipos, conteúdos e debatem questões científicas e éticas que permeiam essas narrativas. A partir de leituras e filmes, os alunos são incentivados a produzir suas próprias histórias, realizar experimentos baseados em conceitos de ficção científica e engajar-se em discussões sobre o impacto social e filosófico da ciência. O foco está na valorização da autonomia dos estudantes, estimulando a criatividade e o pensamento crítico, além de promover debates enriquecedores sobre ciência e sociedade.
- Breve currículo: Luís Paulo de Carvalho Piassi é Professor Titular da EACH-USP, com formação em Física, Mestre em Ensino de Ciências e Doutor em Educação. Atua em pesquisas sobre ficção científica, estudos culturais, fantasia e culturas juvenis na difusão científica, liderando o grupo de pesquisa INTERFACES e coordenando o projeto Banca da Ciência. Tem vasta experiência na divulgação científica e formação de jovens pesquisadores.
- Responsáveis pela atividade: Professor Ricardo Roberto Plaza Teixeira (docente do IFSP-Caraguatatuba) e Patricia Rodrigues Silva (estudante do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba).
Você pode assistir a webconferência clicando na imagem abaixo ou neste link.
Webconferência tratará dos saberes docentes na Licenciatura em Física.
- Resumo: A webconferência intitulada “Construção dos saberes docentes na Licenciatura em Física”, será ministrada pela Profa. Dra. Angelisa Benetti Clebsch, docente do Instituto Federal Catarinense – campus Rio do Sul, a partir das 14h de 04/12/2024, quarta-feira, com transmissão simultânea pelo canal “Debate Consciência” do YouTube, onde ficará gravada após ocorrer. Ela trará reflexões sobre os saberes necessários à docência em Física. Para tal, serão apresentados saberes docentes que são comuns aos profissionais da área de Física, os que são característicos da formação de professores e os saberes integradores específicos do professor de Física. Serão expostas relações do tema com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores (2002-2024) acerca da estrutura oficial das licenciaturas. Será discutido sobre a construção do conhecimento pedagógico de conteúdo nas práticas de ensino com resultados de pesquisa envolvendo Licenciaturas em Física de Santa Catarina.
- Breve currículo: Angelisa Benetti Clebsch é Doutora em Educação Científica e Tecnológica pela UFSC (2018) e Mestre em Ensino de Física pela UFRGS (2004), além de Especialista (1996) e Licenciada (1993) em Física pela UNIJUÍ. É docente no Instituto Federal Catarinense – campus Rio do Sul, onde leciona em cursos de Licenciatura e cursos técnicos de nível médio. Atuou, em 2020, como consultora de Física na elaboração do currículo base do ensino médio do território catarinense. Foi coordenadora pró-tempore do Fórum Nacional de Coordenadores da Licenciatura em Física (FONLIFI) de janeiro a dezembro de 2021 e membro da Comissão de Ensino da Sociedade Brasileira de Física (2021-2023), além de ter sido indicada pela Sociedade Brasileira de Física para compor a Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação. Seus focos de pesquisa são: ensino-aprendizagem em física, saberes docentes, currículo e aprendizagem significativa.
Responsáveis pela atividade: Professor Ricardo Roberto Plaza Teixeira (docente do IFSP-Caraguatatuba e Maria Klara Pereira Fagundes (estudante da Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba).
Você pode assistir a webconferência clicando na imagem abaixo ou neste link.
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