Webconferência tratará do ensino de nanociência na educação básica.
- Resumo: A webconferência intitulada “O ensino da nanociência na educação básica e possíveis implicações sociais”, será ministrada pela Profa. Dra. Maria Consuelo Alves Lima, a partir das 16h de 29/11/2024, sexta-feira, com transmissão simultânea pelo canal “Debate Consciência” do YouTube, onde ficará gravada após ocorrer. Nela, será abordado o fato de que produtos da ciência e da tecnologia têm, cada dia mais, ampliado o controle da vida no planeta, resultando em implicações nas relações sociais. Entre esses produtos estão os desenvolvidos em escala nanométrica, com uso em distintas áreas como na medicina (para salvar vidas) e nas guerras (para cessar vidas). O desenvolvimento desse campo de estudo tem se dado de forma acelerada e o uso de seus produtos sem avaliações sobre possíveis malefícios pode trazer implicações desastrosas. No contexto apresentado, pretendemos analisar a importância de discussões sobre nanociência e nanotecnologia na educação básica.
- Breve currículo: Maria Consuelo Alves Lima é Doutora em Física (1996), Mestra em Física (1988) e Graduada em física (Bacharelado-1982, Licenciatura-1983) pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Ela desenvolveu projeto de pós-doutorado voltado para o ensino de Física junto ao grupo Estudo e Pesquisa em Ciência e Ensino - gepCE (2009-2010) na Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), e é professora titular do Departamento de Física da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Tem experiência em ensino de física no nível superior e no nível médio e atua principalmente em pesquisas no ensino de ciências com ênfase no ensino de física.
Responsáveis pela atividade: Professor Ricardo Roberto Plaza Teixeira (docente do IFSP-Caraguatatuba e Maria Klara Pereira Fagundes (estudante da Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba).
Você pode assistir a webconferência clicando na imagem abaixo ou neste link.
Webconferência tratará da divulgação da ciência por meio da arte.
Resumo: A webconferência intitulada “Os desafios e as recompensas em divulgar Ciência por meio da Arte”, será ministrada pela Profa. Dra. Karina Omuro Lupetti, a partir das 20h de 25/11/2024, segunda-feira, com transmissão simultânea pelo canal “Debate Consciência” do YouTube, onde ficará gravada após ocorrer. Nela, será abordado como a extensão, a educação e a pesquisa podem se unir para que a ciência e a arte estejam presentes no cotidiano acadêmico e social, e, assim, praticar uma ciência inclusiva e cidadã que se mostra não somente como um desafio, mas também como uma conquista de grupos que se unem para aproximar essa tríade tão importante para a formação de uma sociedade mais comprometida e igualitária. Serão apresentadas algumas dessas histórias, para motivar outros a começarem a construir seus próprios caminhos formativos.
Breve currículo: Karina Omuro Lupetti é Bacharela (1997), Mestra (2000) em Química e Doutora (2004) em Ciências pela Universidade Federal de São Carlos. Realizou pós-doutorado no Instituto de Química de São Carlos-USP (2005-2007) e no Programa de Pós-Graduação em Educação-UFSCar (2008), bem como trabalhou com recursos midiáticos para divulgação científica e ensino não formal de ciências. Orienta pesquisas de doutorado e mestrados acadêmico e profissional. Seu foco atual da pesquisa é em áreas como divulgação científica, metodologias de ensino inclusivo e alfabetização científica.
Responsáveis pela atividade: Professor Ricardo Roberto Plaza Teixeira (docente do IFSP-Caraguatatuba e Alícia de Andrade Freire (estudante do curso de Bacharelado em Engenharia Civil do IFSP-Caraguatatuba).
Você pode assistir a webconferência clicando na imagem abaixo ou neste link.
Webconferência do IFSP-Caraguatatuba tratará do experimento da pipa feito por Benjamin Franklin.
Resumo: A webconferência intitulada “Ilustrando o experimento da pipa por Benjamin Franklin: erros e contradições”, será ministrada pelo Prof. Dr. Breno Arsioli Moura, a partir das 16h de 21/11/2024, quinta-feira, com transmissão simultânea pelo canal “Debate Consciência” do YouTube, onde ficará gravada após ocorrer. Nela, será analisado como o famoso experimento da pipa, supostamente realizado por Benjamin Franklin (1706-1790) em 1752, foi retratado em ilustrações publicadas ao longo do século 19. Partindo de uma discussão sobre a história das ilustrações científicas e sua importância para a história da ciência, será mostrado que as figuras que retratam o experimento da pipa, por um lado, reproduzem o relato feito por Joseph Priestley (1733-1804) em seu livro sobre história da eletricidade, e, por outro, contribuem para reforçar estereótipos sobre Franklin e sobre seu trabalho em eletricidade, sem contar os diversos erros científicos que ajudam a propagar.
Breve currículo: Breno Arsioli Moura é Licenciado em Física (2005) pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Mestre (2008) e Doutor (2012) em Ensino de Física pela Universidade de São Paulo (USP). Suas áreas de pesquisa envolvem principalmente os seguintes temas: História da Ciência, Interface História da Ciência e Ensino, Formação de Professores de Física e de Ciências.
Responsáveis pela atividade: Professor Ricardo Roberto Plaza Teixeira (docente do IFSP-Caraguatatuba e Bruno Henrique Torres (estudante da Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba).
Você pode assistir a webconferência clicando na imagem abaixo ou neste link.
Webconferência tratará da evolução dos telescópios.
Resumo: A webconferência intitulada “A evolução dos telescópios: de Galileu a James Webb”, será ministrada pelo Prof. Dr. Gustavo Iachel, docente da Universidade Estadual de Londrina, a partir das 15h de 04/11/2024, segunda-feira, com transmissão simultânea pelo canal “Debate Consciência” do YouTube, onde ficará gravada após ocorrer. Ela tratará do avanço científico da humanidade, desde o século XV, até o desenvolvimento dos mais recentes telescópios espaciais e terrestres.
- Breve currículo: Gustavo Iachel é Licenciado em Física (UNESP/Bauru), Doutor em Educação para a Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP - Bauru) e Mestre pelo mesmo Programa. Pesquisa na área de Ensino de Ciências com ênfase em Ensino de Física e Astronomia e Formação de Professores. É Professor Adjunto da Universidade Estadual de Londrina (UEL), no Departamento de Física do Centro de Ciências Exatas, bem como professor e orientador no Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática (PECEM) da UEL.
Responsáveis pela atividade: Professor Ricardo Roberto Plaza Teixeira (docente do IFSP-Caraguatatuba e Yasmin Prado Maciel (estudante da Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba).
Você pode assistir a webconferência clicando na imagem abaixo ou neste link.
Página 2 de 3