É com enorme pesar que a Sociedade Brasileira de Física comunica o falecimento, em 12/08/2025, de seu ex-Secretário-Geral, Prof. José d’Albuquerque e Castro.
Bacharel (1973) e Mestre (1977) em Física pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), concluiu o Doutorado em Física Matemática no Imperial College of Science, Technology and Medicine da Universidade de Londres em 1981.
Ao retornar ao Brasil, construiu uma sólida carreira acadêmica. Após um breve período no CBPF, foi professor e pesquisador na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e na Universidade Federal Fluminense (UFF) de 1985 a 1999. Em 1999 tornou-se Professor Titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde permaneceu até aposentar-se em 2018.
Desenvolveu pesquisas na área de Física da Matéria Condensada. Suas atividades de pesquisa, teóricas, abrangem principalmente temas ligados ao Magnetismo, como estudo de propriedades magnéticas e de transporte de sistemas nanoestruturados. Contribuiu para o entendimento das interações de troca (Exchange) em sistemas de multicamadas magnéticas e não-magnéticas intercalados, o que abriu portas para o entendimento de fenômeno conhecido como GMR ou ‘Magneto-resistência gigante’. Jose também estabeleceu regras de seleção para as oscilações do acoplamento de exchange entre duas camadas quando a espessura das camadas ferromagnéticas varia. Estabeleceu cooperação científica com diversos pesquisadores no Brasil e no exterior, tendo publicado 73 artigos científicos em revistas especializadas ao longo da sua carreira.
Atuou na formação de recursos humanos promovendo e participando da coordenação de várias Escolas e Congressos. Orientou estudantes de Iniciação Científica, dissertações de Mestrado e teses de Doutorado.Teve grande influência na formação dos seus estudantes e ex-orientados, não apenas pela transferência de conhecimentos, mas pelo seu entusiasmo, gentileza, paciência e constante disponibilidade para auxiliá-los.
Foi coordenador do Curso de Pós-graduação em Física da UFF (1995 – 1997) e membro do Comitê Assessor de Física e Astronomia do CNPq (1996 – 1998; 2001 – 2003), coordenando-o por um ano. Atuou também como Coordenador de Física e Astronomia da FAPERJ (2019 – 2020) e representante Brasileiro, no Conselho Deliberativo do Centro Latino-Americano de Física (CLAF) (1998 – 2001). Foi Secretario Geral da SBF no período de1989 a 1991 e Membro Suplente do seu Conselho Deliberativo no período de 1991 a 1993.
Foi diretor do Instituto de Física da UFRJ (2002 – 2006; 2010 – 2013), quando contribuiu enormemente para o avanço da construção do Prédio-sede do IF, hoje já em funcionamento.
Coordenou diversos projetos científicos de grande porte (PRONEX, PROINFRA e Institutos do Milênio). Foi admitido na Ordem do Mérito Científico, na Classe de Comendador, em 28/12/2010. Em 2016 foi homenageado pelo Centro de Desarrollo de la Nanociencia y Nanotecnologia – CEDENNA, da Universidad de Santiago de Chile com a realização do Simpósio Avances Recientes en Física da la Matéria Condensada, para marcar os 20 anos de uma frutífera colaboração sua com pesquisadores Chilenos.
José era dotado de enorme intuição física e clareza em suas exposições, sempre traduzindo em termos simples as ideias mais herméticas. Como professor sempre foi dedicado e escolhia as rotas de maior clareza e conexões. Como Diretor do IF sempre ouviu a todos com a mesma gentileza e atenção, contribuindo para um excelente ambiente de convivência.
Os que conviveram com ele sentirão sua influência durante muitos anos, mantendo viva a sua presença.