Você sabia que as chamadas “terras raras” estão presentes em praticamente tudo ao nosso redor — de smartphones e carros elétricos a turbinas eólicas e lasers? Apesar do nome, esses elementos não são raros, mas seu processamento é complexo e traz desafios ambientais, econômicos e tecnológicos que impactam diretamente o futuro do Brasil e do mundo.
É por isso que a SBF retorna com o Física ao Vivo em novo formato, trazendo a pesquisadora Lúcia Helena Xavier (Cetem), e os professores Cid Bartolomeu Araújo (UFPE) e Oswaldo Serra (USP), para explicar o que são as terras raras, o uso em tecnologias estratégicas, o panorama brasileiro na exploração dessas substâncias – reciclagem, importância para a soberania nacional e oportunidades para o posicionamento do país na cadeia produtiva global.
Mediado pelo vice-presidente da SBF, professor Marcelo Leite Lyra (Ufal), o programa será transmitido pelo nosso canal no Youtube, dia 20/10, às 16h.
Venha debater, aprender e se engajar com a ciência de ponta e a construção de um futuro mais justo e inovador! Inscreva-se no nosso canal e ative o “sininho” para receber os alertas sobre as novas postagens e vídeos ao vivo.
Informações
- O quê: Física ao Vivo-SBF em novo formato
- Quando: dia 20/10, às 16h.
- Onde: No canal da SBF no Youtube
Por Frederico S. M. de Carvalho e Marcelo Leite Lyra