Mais uma oportunidade para as físicas brasileiras: Francilene Procópio Garcia, presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), e Soraya Soubhi Smaili, vice-presidente da SBPC, enviaram convite aos associados da Sociedade Brasileira de Física (SBF) para participar de indicações ao 7º Prêmio Carolina Bori Ciência & Mulher na categoria “Mulheres Cientistas”.
“Convidamos cada uma de nossas Sociedades Afiliadas a participar ativamente deste processo, indicando pesquisadoras brasileiras de instituições nacionais que tenham se destacado por suas relevantes contribuições à ciência, à gestão científica ou em ações em prol da ciência e tecnologia em nosso País”, afirmam as cientistas na carta.
Carolina Martuscelli Bori (1924–2004) foi uma psicóloga brasileira pioneira na psicologia experimental, professora emérita da USP e ativista pela institucionalização da Psicologia no Brasil. Ela foi a primeira mulher a presidir a SBPC (1987–1989) e desempenhou papel central no debate de política científica e educação, segundo relata a revista Pesquisa FAPESP.
De acordo com a carta da SBPC, o prêmio é mais do que uma honraria individual: ele representa um gesto coletivo de reconhecimento, reparação e estímulo à liderança feminina na ciência brasileira. “Em cada edição, vemos crescer o número de indicações, refletindo a força e a diversidade das mulheres pesquisadoras na transformação e avanço da ciência em nosso país. É fundamental que esse movimento continue a se ampliar, com a participação ativa de todas as nossas Sociedades Afiliadas.”
Serão contempladas três cientistas, uma em cada grande área do conhecimento: Humanidades; Biológicas e Ciências da Saúde; Engenharias, Exatas e Ciências da Terra. Cada vencedora receberá um prêmio em dinheiro no valor de R$ 25 mil (vinte e cinco mil reais), além de outras homenagens. A cerimônia de outorga ocorrerá em 11 de fevereiro de 2026, no Centro MariAntonia da USP, em São Paulo.
A SBPC reforça que as indicações devem ser feitas exclusivamente pelas Sociedades Científicas Afiliadas à SBPC até 7 de novembro de 2025, por meio do formulário online: https://bit.ly/formulario_7PremioCarolinaBori.
A candidata não precisa ser membro da sociedade proponente, mas a indicação deve ser acompanhada de documentação completa, conforme estabelecido no edital, disponível no link acima. “Contamos com o engajamento de todas as nossas Afiliadas para que este prêmio continue sendo um marco na valorização da trajetória das cientistas brasileiras, inspirando novas gerações e reafirmando o compromisso de nossa comunidade com a igualdade, a diversidade e o progresso científico em todos os territórios do País”, afirmam Francilene e Soraya.
(SBF com informações da SBPC)