Categorias

Posts recentes

Os prêmios foram criados pela Sociedade Brasileira de Física com o propósito  de estimular e valorizar os trabalhos de excelência e padrão internacional nas  diferentes áreas da física. As teses premiadas deverão conter resultados  originais que tenham contribuído significativamente para o avanço do  conhecimento da natureza e de suas propriedades.  

Os Prêmios SBF de Tese de Doutorado serão outorgados para as melhores  teses de doutorado defendidas nos programas de pós-graduação de Física ou  Ensino de Física no Brasil reconhecidos pela CAPES. Teses defendidas em  programas de áreas correlatas ou interdisciplinares, em que o trabalho realizado  tenha forte componente em física, também poderão concorrer. Serão 13 

categorias, correspondentes às 13 comissões de área da Sociedade Brasileira  de Física. Além dos prêmios, também poderão ser atribuídas menções  honoríficas.  

O Prêmio José Leite Lopes (PJLL) de melhor tese de doutorado será outorgado  para a melhor tese selecionada entre as vencedoras dos Prêmios SBF de Tese  de Doutorado das 13 comissões de área. 

O regulamento dos Prêmios SBF de Tese e do Prêmio JLL está disponível neste  link 

Poderão propor indicações para os Prêmios de Tese autores, instituições  universitárias, institutos e centros de pesquisa, faculdades e orientadores (desde  que proponham uma tese orientada por eles). Cada proposição poderá incluir  apenas um candidato por ano.  

Poderão concorrer aos Prêmios SBF de Tese de Doutorado os candidatos cujas  teses foram defendidas nos anos de 2022 e 2023.  

As indicações poderão ser encaminhadas impreterivelmente até 1º de março  de 2024 para o email: premiojll@sbfisica.org.br. 

As indicações devem mencionar a comissão de área na qual a Tese será  avaliada para o Prêmio