Categorias

Posts recentes

Divulgação CNPEM

Curso gratuito promovido pelo CNPEM escolherá cerca de 100 pesquisadores que poderão conhecer as avançadas técnicas de investigação da matéria proporcionadas pelo Sirius

Físicos recém-graduados e estudantes de Mestrado, Doutorado e Pós-doutorado, provenientes de instituições do Brasil e do exterior, têm até o dia 15 de abril para se inscrever no curso Escola São Paulo de Ciência Avançada em Técnicas de Luz Síncrotron de 4ª Geração (SyncLight 2024), que será realizado de 14 a 25 de outubro de 2024 no Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), em Campinas, no interior de São Paulo. A inscrição é gratuita e pode haver financiamento para viagem e estadia durante todo o período de curso aos estudantes estrangeiros e residentes no Brasil, exceto bolsistas da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) ou residentes em Campinas.

Serão selecionados cerca de 100 candidatos que, durante duas semanas, assistirão a palestras em inglês sobre uma série de tópicos, incluindo introdução aos aceleradores síncrotron e as técnicas experimentais envolvendo feixes de radiação síncrotron. O SyncLight 2024, promovido pelo CNPEM, é financiado pela Fapesp por meio da modalidade Escola São Paulo de Ciência Avançada (ESPCA), que oferece recursos para a organização de cursos de curta duração em diferentes áreas do conhecimento no Estado de São Paulo.

Ao longo das últimas décadas, as fontes de luz síncrotron têm desempenhado um papel significativo no desenvolvimento das ciências naturais e engenharia modernas. Com ampla variedade de técnicas experimentais disponíveis, as fontes de luz síncrotron revolucionaram a maneira como os cientistas estudam e caracterizam os materiais nos campos da Física, Química, Biologia, Saúde, Energia, Novos Materiais, Meio Ambiente e muitos outros.

A natureza interdisciplinar do evento, aliada à colaboração do Comitê de Usuários do LNLS que inclui pesquisadores de diversas instituições em todo o Brasil, contribuirá para a troca de experiências entre jovens pesquisadores, professores e pesquisadores experientes. Além de palestras, serão organizadas sessões de pôsteres e visitas as instalações de pesquisa. Estão previstos, ainda, tutoriais práticos acerca dos experimentos conduzidos nas estações experimentais do Sirius, demonstrações sobre controle dos aceleradores, bem como análise e simulações de dados ministrados pelos pesquisadores do CNPEM nas linhas de luz do laboratório.

O tema é particularmente relevante para o cenário científico brasileiro, já que o Sirius é uma das mais modernas e brilhantes fontes de luz síncrotron já construídas no mundo. Atualmente, dez linhas de luz estão abertas para a comunidade científica e tecnológica, dentre um conjunto de 14 linhas inicialmente planejadas para cobrir uma grande variedade de programas científicos. Um dos objetivos do SyncLight 2024 é justamente auxiliar na formação e treinamento de uma nova geração de pesquisadores-usuários, aptos a usufruir dessa grande infraestrutura científica em operação no Brasil.

Serviço
SyncLight 2024
Data do evento: 14 a 25 de outubro de 2024
Inscrições: até 15 de abril de 2024 por meio do site https://pages.cnpem.br/synclight2024/
Local: Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), em Campinas, SP