Categorias

Posts recentes

SBF realiza conferência livre de CT&I

Acreditando na importância da divulgação científica como parte essencial do desenvolvimento nacional, a SBF preparou a conferência livre “Política Nacional de Instrumentação para uma Ciência e Tecnologias Inovadoras”. O evento, será transmitido pela plataforma Zoom, na próxima semana, 15 de abril, e faz parte da 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, promovida pela pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

A 5ª CNCTI será realizada de 4 a 6 de junho, em Brasília, e foi criada para oferecer à sociedade um espaço de disseminação de novas propostas e anseios direcionados à ciência e tecnologia produzidas no país. Com o intuito de ampliar o raio de alcance da proposta, a promoção do debate é incentivada nacionalmente por meio do desenvolvimento de conferências livres, ideia abraçada pela SBF.

Nosso evento, aborda o eixo estruturante III da Estratégia Nacional de Ciência Tecnologia e Inovação – CT&I para Programas e Projetos Estratégicos Nacionais. Ele será transmitido durante toda segunda-feira (15/4) iniciando às 9h e com término previsto às 17h. A conferência livre da SBF é estruturada em quatro momentos de debate, contando com a participação de pesquisadores do Inmetro, CBPF, CNPEM, LNA, Embrapa Instrumentação, UFSCar, UFMG, UFRN, UFPE e Finep. A mediação será conduzida pelo nosso vice-presidente, Ado Jório Vasconcelos, professor do Departamento de Física da UFMG.

Agenda e Palestrantes – 15 de abril | 9h às 17h:

Manhã (Parte 1):

9h às 10h – Palestra de abertura: Instrumentação científica para o progresso científico e tecnológico.
Palestrante: Dra. Márcia D. D. Costa (INMETRO)

10h às 12h – A instrumentação científica no Brasil 1 – Centros de Pesquisa
Palestrantes: Marcelo Portes de Albuquerque (CBPF), Antônio José Roque da Silva (CNPEM), Bruno Vaz de Castilho (LNA), Daniel Correa (Embrapa Instrumentação).

Tarde (Parte 2): 

14h às 16h – A instrumentação científica no Brasil 2 – Universidades.
Palestrantes: Vanderlei Salvador Bagnato (UFSCar), Roberto Magalhães Paniago (UFMG), Sebastian Yuri Catunda (UFRN), José Roberto Rios Leite (UFPE).

16h às 17h – O fomento à instrumentação científica no Brasil e no mundo.
Palestrantes: Carlos Alberto Aragão de Carvalho Filho (FINEP), Ricardo Magnus Osório Galvão

(Por Frederico S. M. de Carvalho)