É com profundo pesar que o IPEN/CNEN comunica o falecimento da Profa. Dra. Linda V. E. Caldas, referência nacional e internacional na área de metrologia das radiações ionizantes.

Nascida em Karlstad, na Suécia, em 1949, Dra. Linda mudou-se para o Brasil em 1957. Sua formação teve início no Instituto de Física da Universidade de São Paulo: graduou-se em 1971, concluiu o mestrado em 1973 e o doutorado em 1980. Ingressou no IPEN em 1975, onde consolidou sua carreira e contribuiu para o desenvolvimento do Centro de Metrologia das Radiações do instituto.

A  paixão pelo ensino refletiu-se em sua atuação como docente, orientadora e presidente do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Nuclear IPEN/USP, onde formou inúmeras gerações de pesquisadores.

Membro titular da Academia de Ciências do Estado de São Paulo desde 2012, recebeu homenagens em diversas ocasiões por seu pioneirismo e dedicação. Em agosto de 2024, durante a sessão solene do 68º aniversário de fundação do instituto, foi agraciada com o título de Pesquisadora Emérita do IPEN.

“Dra. Linda foi minha primeira referência profissional. Ela se destacou como uma grande propagadora das áreas de dosimetria e metrologia, inclusive internacionalmente, elevando o nome do IPEN em diversos locais. Além de suas contribuições técnicas, ela também impactou a vida de estudantes de todo o país com sua empatia, humildade e delicadeza. A palavra ‘delicadeza’ a define perfeitamente.” Maria da Penha Albuquerque Potiens, gerente do Centro de Metrologia das Radiações

“Dra. Linda Caldas ajudou a construir a história do IPEN, formando pesquisadores com muito carinho e envolvimento pessoal. Sua atuação como presidente da Comissão de Pós-Graduação do IPEN/USP deixou marcas positivas e duradouras, e suas contribuições são amplamente reconhecidas. Sua falta deixará uma lacuna enorme em nossa instituição, que teve a honra de tê-la como pesquisadora, mentora e colega.” Isolda Costa, diretora-superintendente do IPEN

Neste momento de luto, o IPEN se solidariza com a família, amigos e colegas, e expressa profunda gratidão à Dra. Linda pelos inúmeros serviços prestados à ciência e à instituição. Seu legado perdurará, inspirando futuras gerações.