Evento reúne especialistas para debater novas tecnologias e sustentabilidade na indústria do vidro

No dia 24 de abril de 2026, o ICTP-SAIFR, em São Paulo, recebe o Workshop sobre Otimização da Produção de Vidro (Optimization of Glass Production), evento internacional dedicado à apresentação e à troca de conhecimentos sobre produção de vidro e estratégias para sua otimização, com foco especial em eficiência energética e produção sustentável.

O workshop é organizado pelo Fraunhofer Institute for Silicate Research (Fraunhofer ISC), da Alemanha, em colaboração com a equipe do Centro de Pesquisa, Tecnologia e Educação em Materiais Vítreos (CeRTEV) da UFSCar e o ICTP-SAIFR. A iniciativa reunirá especialistas da academia e da indústria para discutir avanços científicos e tecnológicos voltados à modernização e à descarbonização dos processos de fabricação de vidro.

Entre os principais temas abordados estão o uso de inteligência artificial para controle de processos, criação de modelos digitais de equipamentos e sistemas de manutenção preditiva em ambientes de alta temperatura; a sustentabilidade em processos térmicos industriais, com foco em eficiência energética, eletrificação, uso de combustíveis alternativos e estratégias para reduzir emissões de gás carbônico; e novas formas de analisar e monitorar processos térmicos, com tecnologias avançadas de medição, diagnósticos realizados diretamente durante os processos e métodos de avaliação baseados em dados

As inscrições estão abertas até 17 de abril e podem ser feitas por meio de formulário online. O workshop precede a Quarta Escola de Vidros e Vitrocerâmicas de São Carlos (Fourth São Carlos School on Glasses and Glass-Ceramics).

Sobre o ICTP-SAIFR

O Instituto Sul-Americano para Pesquisa Fundamental (ICTP-SAIFR) é um centro internacional na cidade de São Paulo criado por meio de uma colaboração entre o Centro Internacional de Física Teórica (ICTP) na Itália, o IFT-Unesp e a Fapesp. Suas atividades incluem pesquisa em Física Teórica e suas aplicações, bem como escolas e workshops para alunos de pós-graduação e pesquisadores. O ICTP-SAIFR também promove divulgação científica e ações de extensão junto a professores e estudantes de Ensino Médio e público geral. Mais informações estão disponíveis no site ictp-saifr.org.

Sobre o Fraunhofer ISC

O Fraunhofer Institute for Silicate Research é um dos principais centros europeus de pesquisa e desenvolvimento em materiais avançados, atuando nas áreas de energia, meio ambiente e saúde. Com sede em Würzburg, na Alemanha, o instituto desenvolve materiais e tecnologias inovadoras voltadas a produtos e processos sustentáveis, com pesquisas que incluem materiais para baterias e reciclagem, materiais de alta temperatura, alternativas de base biológica, soluções livres de PFAS para embalagens e têxteis, tecnologias para a economia do hidrogênio, sensores e aplicações em biomedicina, farmacêutica e cosméticos. Para mais informações sobre a organização, acesse o site isc.fraunhofer.de 

Sobre o CeRTEV

O CeRTEV é um dos maiores centros acadêmicos de pesquisa e tecnologia dedicados à ciência do vidro do planeta e, certamente, domina o cenário no Brasil e na América Latina. Os 14 pesquisadores principais que lideram os grupos de pesquisa consolidaram um programa de pesquisa coerente e colaborativo, voltado para a pesquisa fundamental e o desenvolvimento de novos materiais com propriedades tecnologicamente interessantes, abrangendo toda a gama de áreas de aplicação atuais e potenciais para vidros e vitrocerâmicas. Mais informações estão disponíveis no site certev.ufscar.br.

Serviço

Workshop sobre Otimização da Produção de Vidro (Optimization of Glass Production)

Data: 24 de abril de 2026

Local: IFT-Unesp (Rua Jornalista Aloysio Biondi, 120 – Bloco II – Barra Funda – São Paulo/SP)

Realização: Fraunhofer ISC, CeRTEV e ICTP-SAIFR

Mais informações: ictp-saifr.org