O físico Anderson Gomes, professor da Universidade Federal de Pernambuco, é candidato a vice-presidente da prestigiosa associação americana Optica, antes conhecida como Optical Society of America (OSA). A informação está no site da entidade. Se eleito, Anderson entra na linha de sucessão presidencial, tornando-se presidente-eleito em 2027 e presidente em 2028. Seria a primeira vez que um brasileiro ocuparia a presidência da Optica. Gomes concorre ao cargo com o físico americano Alexander Gaeta, professor da Universidade de Columbia (EUA).
Fundada há mais de um século, a Optica é uma das organizações mais importantes do mundo nas áreas de óptica e fotônica. Com sede nos Estados Unidos, a instituição reúne cientistas, engenheiros e líderes de tecnologia da luz de todo o mundo. Em 2021, a antiga OSA passou a se chamar Optica, com o lema “Advancing Optics and Photonics Worldwide” (“Avançando a Óptica e a Fotônica em todo o mundo”), reforçando seu compromisso com a inovação científica e com o alcance global da organização, de acordo com o site da organização.
A candidatura de Anderson Gomes representa não apenas um reconhecimento internacional por sua trajetória científica, mas também um marco para a ciência brasileira. De acordo com a Plataforma Lattes, Gomes é Doutor em Física pelo Imperial College London, com pós-doutorado na Brown University, nos Estados Unidos. Ele é professor titular aposentado da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), pesquisador 1A do CNPq e membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC). Atuou como vice-presidente da ABC para a região Nordeste e Espírito Santo, foi admitido na Ordem Nacional do Mérito Científico, primeiro como Comendador (2010) e, depois, como Grã-Cruz (2022), e é membro da The World Academy of Sciences (TWAS).
Na Optica, Gomes já tem uma longa trajetória. É Fellow da associação e foi Presidente do Conselho Internacional da entidade entre 2011 e 2012. Também atuou como editor associado da revista Advances in Optics and Photonics (2012–2014) e atualmente integra o corpo editorial da prestigiada Light: Science and Applications, do grupo Nature.
A eleição para a vice-presidência da Optica será realizada ainda este ano e envolverá a votação de membros de diversos países. Caso seja eleito, Anderson Gomes não apenas representará o Brasil em um dos mais altos postos da ciência internacional, como também ampliará o protagonismo da América Latina no cenário global da fotônica e da óptica.
(Informações da Optica e Plataforma Lattes)