Está disponível para acesso público na plataforma Scielo a Edição Especial de 45 anos da Revista Brasileira de Ensino de Física (RBEF) da Sociedade Brasileira de Física (SBF), um trabalho que começou a tomar forma em 2020, idealizado por membros da Comissão de Pesquisa em Ensino de Física da SBF (Capef/SBF). Coordenada pela professora Adriana Dickman (PUC-MG), a comissão organizadora contou com a participação dos pesquisadores Cristina Leite (USP), Yassuko Hosoume (USP), Eugenio Ramos (Unesp) e Arnaldo Vaz (UFMG). Com exceção da professora Yassuko, todos faziam parte da gestão da Capef entre 2019 e 2021.

Criada em 1979, a RBEF foi inicialmente chamada de Revista de Ensino de Física (REF). Sob a editoria do professor João Zanetic (USP) e demais colaboradores, a publicação surgiu como um espaço para a discussão do Ensino de Física no Brasil, em um período marcado pelas mudanças trazidas pelas reformas educacionais e contexto político da época – reforma universitária, imposição de uma licenciatura curta, cassação de professores e outros acontecimentos vividos durante o período ditatorial brasileiro. Assim, surgia um espaço para divulgação da produção de conhecimento, debates e reflexões na área, uma preocupação da comunidade do Ensino de Física reunida na SBF e no IV Simpósio Nacional de Ensino de Física, realizado de 8 a 12 de janeiro daquele ano, no Rio de Janeiro.

“Importante destacar que numa época em que não existia a comunicação digital e suas facilidades – como a comunicação instantânea, digitalização de documentos, videoconferências e, mesmo, as facilidades de viagens –, construir uma revista (um ‘veículo’ acadêmico) permitiu a integração dos diferentes grupos, em diferentes cidades, contribuindo para o conhecimento mútuo e para a identidade da área de Ensino de Física como a conhecemos hoje em dia”, explica a comissão organizadora deste especial de 45 anos.

A trajetória da RBEF durante estes 45 anos é apresentada em forma de suplemento, disponibilizando sete artigos e editorial resultantes de entrevistas com editores, pesquisa com leitores, levantamentos quantitativos, qualitativos e análises em profundidade que trazem não apenas a história da revista, mas projetam anseios e novos rumos para a publicação. “Em nosso trabalho da edição procuramos – e com a ajuda de outros pesquisadores da área, autores dos artigos – lançar mão de ferramentas de pesquisa para olhar os 45 anos da RBEF, analisando questionários aos leitores, realizando estudo bibliométrico das publicações, estudos bibliográficos e documentais, bem como a importante realização e análise de entrevistas. Assim a edição se tornou em si um trabalho de pesquisa qualitativa e exploratória, com todos os desafios de um trabalho coletivo e a agenda complicada de nossas vidas acadêmicas”, detalha a comissão.

Mudando – e crescendo – com a maré

Um dos aspectos interessantes apresentados é a mudança no perfil da revista, que passou a apresentar mais artigos gerais sobre Física – na seção Artigos Gerais –, se comparado com a publicação de trabalhos sobre pesquisas de Ensino de Física, principalmente com relação à produções focadas na Educação Básica. “Consideramos que essa situação evidencia um ‘descolamento’ da revista da sua trajetória inicial, que foi criada e administrada nos seus 14 anos iniciais por equipes de pesquisadores em Ensino de Física, e que depois passou a ser administrada por pesquisadores de Física, como editores chefe, com editores associados da área de Ensino de Física em alguns casos”, relata a comissão.

Porém, tal mudança não é vista como ponto negativo pelos organizadores. Para eles, a RBEF continua sendo um espaço de ‘encontro’ de pesquisadores de Ensino de Física, seja como autores, editores ou leitores e “mesmo quando há dissensos entre autores, há também a construção de consensos em temas complexos e candentes – como as políticas públicas da Educação”. Esta diversidade é considerada benéfica para a SBF, para as demais áreas de conhecimento e para a ciência brasileira, como um todo. “Manter-se como espaço de divulgação científica – da produção da ciência nestas áreas – e debates, atende aos anseios da comunidade acadêmica e, afinal, a seus propósitos desde sua fundação como REF”, defendem.

Junto com a diversificação de temas, veio o reconhecimento da relevância da RBEF. Hoje, a revista é considerada como Quális A1 – topo no sistema utilizado pela Capes para classificar revistas científicas –, além de ser indexadas em bases bibliográficas internacionais, despertando o interesse de submissões de pesquisadores de outros países, fatores que confirmam a consolidação da revista da SBF como uma publicação de sucesso.

Sem desconsiderar os avanços na publicação, a equipe organizadora acredita que deveria haver incentivo para a produção de pesquisas focadas na Educação Básica, uma vez que aproximaria a SBF e a RBEF de profissionais dessa faixa escolar. Para a equipe, esses profissionais são fundamentais para divulgar a Física na sociedade e até mesmo para incentivar a adesão de novos talentos à formação em Física. “Constatamos que a editoria da RBEF ao longo dos seus 45 anos incentivou a constituição de seções específicas convidando autores conhecidos para publicações, e docentes da Educação Básica, talvez fosse uma estratégia a ser considerada para suprir essa lacuna”.

Outra proposta apresentada pela comissão organizadora seriam as edições temáticas que poderiam atender a temas contemporâneos, como questões de gênero, inclusão, clima e questões ambientais, e na ausência de trabalhos sobre diversidade e decolonialismo. Para a comissão o espaço “daria visibilidade aos temas, cuja discussão viria reunida na edição especial (e não pulverizada entre vários assuntos), tendo também o mérito de ‘convocar’ e sensibilizar pesquisadores e professores para publicar artigos sobre os temas em questão”.

SBF, Capef e RBEF

Criada em 2010 junto com as demais comissões de área da SBF, a Capef nem sempre acompanhou de perto a Revista Brasileira de Ensino de Física, no entanto, “era de se esperar que houvesse alguma aproximação”. Assim, houve interesse da gestão 2019-2021 de subsidiar a RBEF, tanto pela legitimidade de atuação na área de pesquisa em Ensino de Física, quanto pelo fato dos membros da Capef serem eleitos pelas pessoas associadas à SBF cadastradas nessa área específica. “Logo que surgiu a necessidade de contribuir com matérias para o site da SBF sobre artigos publicados na RBEF, foi criada uma seção sistemática, a ‘Antessala do Ensino’ – nome aliás que foi escolhido por meio de uma consulta à comunidade – e a Capef ficou responsável por sua curadoria”, contam.

Mas a importância desta relação com a RBEF, para a comissão organizadora do especial 45 anos, vai bem além dos limites institucionais, estendendo-se a toda comunidade da Física. “A RBEF é uma publicação da SBF, mas também pertence a seus leitores, autores e editores, que fazem da revista uma publicação relevante, contribuindo para a Física e seu ensino, incentivando pesquisadores, oferecendo conhecimentos fundamentados e científicos à sociedade. Entendemos que o trabalho de escrever, sistematizar pesquisas e estudos para torná-los públicos por meio da RBEF merecem ser considerados por colegas interessados no Ensino de Física, de forma a incentivar novos debates, refletir sobre políticas públicas e, afinal, enriquecer a construção de conhecimentos à altura dos desafios do nosso tempo e preparando o futuro”, refletem.

E vale acrescentar o reconhecimento atribuído a todos envolvidos direta e indiretamente neste número de aniversário: “é importante mencionar que não somos editores, apenas organizamos um número especial. Essa foi uma atuação importante da Capef e neste âmbito podemos aconselhar a todas e todos a ler a edição especial sobre os 45 anos da RBEF, e gostaríamos de aproveitar este espaço para, como fizemos na revista, novamente agradecer a todas as pessoas que contribuíram para a elaboração e a publicação da edição especial de 45 anos da RBEF”.

O suplemento Especial 45 Anos de Revista Brasileira de Ensino de Física está disponível para leitura gratuita no portal Scielo por meio do link SciELO Revista Brasileira de Ensino de Física, Volume: 47 Suplemento 1, Publicado: 2025.

Por Frederico S. M. de Carvalho

MAIS NOTÍCIAS