O Encontro de Primavera da Sociedade Brasileira de Física (EPSBF) de 2025, realizado entre 30 de setembro e 3 de outubro no campus da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), reuniu 256 participantes vindos de 18 Estados. O evento, sediado pela primeira vez em São Luis do Maranhão, consolidou-se como um dos principais espaços de integração entre as áreas de Física Nuclear, Partículas e Campos, abrangendo temas que passam por cosmologia/gravitação, teoria de campos, física de partículas, instrumentação, divulgação científica, física nuclear e astropartículas. Na sua edição de 2025, o EPSBF manteve sua abrangência nacional e relevância científica. Os Estados com maior representação foram Rio de Janeiro (61 participantes), Maranhão (44), São Paulo (43) e Pará (27), refletindo a diversidade geográfica e institucional que caracteriza a comunidade da SBF. Dos 256 participantes, 114 são doutores, 110 pós-graduandos e 32 alunos de graduação.

A programação científica contou com nove palestras plenárias e quinze paralelas, além de 135 comunicações orais e cerca de 110 pôsteres. Pesquisadores renomados do Brasil e do exterior participaram das sessões, entre eles Alberto Martin-Ruiz (UNAM), Carlos Herdeiro (Universidade de Aveiro), Ben Allanach (Cambridge University), Carlos Bertulani (East Texas A&M University – USA), Daniel Tapia Takaki (university of Kansas – USA), Francisco Rogelio Palomo Pinto (Universidad de Sevilla – Espanha), Rob Pisarski (Brookhaven National Laboratory – USA),  Marcelle Soares-Santos (University of Zürich), Tobias Frederico (ITA), que ministraram plenárias de excelente nível. As apresentações contemplaram temas das áreas de Física de Partículas e Campos e de Física Nuclear, abrangendo tópicos como Fenomenologia Hadrônica, Teoria de Campos, Gravitação e Cosmologia, Física Experimental de Altas Energias, Física Nuclear Aplicada, além de Ensino e Divulgação da FísicaApós os discursos de abertura, os trabalhos iniciaram com a plenária do professor Francisco Rogelio Palomo, da Universidade de Sevilha, e continuaram com a apresentação do professor Carlos Herdeiro. Houve intensa interação nas sessões de pôsteres, intercaladas pelos coffee-breaks, que estimularam a integração entre estudantes e cientistas, promovendo um networking que frequentemente resulta em novos estudos e colaborações. . Acompanhe no Instagram da SBF cenas do evento.

Alguns dos membros das comissões de organização e científica (esq p/ dir): Fabiano de Carvalho Simas (UFMA), Adalto Rodrigues Gomes dos Santos Filho (UFMA), Rodolfo Casana Alvan Sifuentes (UFMA), Márcia de Almeida Rizzuto (USP), Manoel Messias Ferreira Jr (UFMA, coord. geral do EPSBF 2025), Dionísio Bazeia Filho (UFPB) e Carlos Alberto Santos de Almeida (UFC).

De acordo com o coordenador-geral, professor Manoel Messias Ferreira Jr., a realização do evento no Maranhão teve um significado especial para a descentralização da ciência. “A realização desse evento no campus da UFMA constituiu uma relevante ação de redução de assimetrias, contribuindo para estimular o crescimento e difusão das temáticas de Física Nuclear, Partículas e Campos no estado do Maranhão e na região nordeste do país. O número de 256 participantes, sem dúvida, constitui uma marca de relevo para um evento realizado a 3 mil km do eixo sul-sudeste do país.”, destacou. O V EPSBF teve apoio da CAPES, CNPq, FAPEMA, FAPESP e da própria UFMA, que cedeu o espaço e infraestrutura para o encontro, além de ônibus para translado de palestrantes.

Segundo Ferreira Jr., o evento transcorreu com normalidade e sem intercorrências, dentro da programação proposta, contando com equipe de apoio permanente de 10 estudantes do Grupo de Física de Partículas e Campos da UFMA. “Essa participação foi fundamental para a dinâmica geral do encontro. A audiência manifestou satisfação com a organização logística e a execução do evento. O grupo do Maranhão, com grande coragem, respondeu à altura do desafio de realizar o EPSBF no campus da UFMA”, afirma o coordenador geral. Para conhecer toda a equipe que atuou na organização e a programação completa clique AQUI.

Durante o EPSBF 2025,  foi prestada homenagem a dois grandes físicos teóricos brasileiros, o Prof. Adriano Natale do IFT e o Prof. Dionísio Bazeia da UFPB. Ambos foram homenageados pela trajetória de desenvolvimento da Física teórica de Partículas e Campos no Brasil, contando com relatos de ex-estudantes.  Prof. Natale recebeu reconhecimento pelo impulsionamento da física de partículas em São Paulo (região sudeste) e Prof. Dionísio pelo desenvolvimento da área de teoria de campos no estado da Paraíba e no Nordeste.

No encerramento do evento foi prestada uma homenagem póstuma à professora Alinka Lépine-Szily, cujo legado na Física Nuclear brasileira transborda gerações. Alinka nasceu na Hungria e imigrou no Brasil em 1957 fugindo dos horrores da Segunda Guerra Mundial. Uma vez no País, dedicou mais de quarenta anos ao desenvolvimento do acelerador Pelletron da USP e à implantação do sistema RIBRAS, orientou dezenas de estudantes que hoje ocupam destaque na comunidade científica brasileira. Na cerimônia de encerramento também foram anunciados os prêmios de melhor pôster, contemplando 10 pôsteres nas diversas áreas temáticas do evento. Após 4 dias intensos de encontros, debates e homenagens, a comunidade científica se despediu do V EPSBF já pensando no evento de 2026, que será realizado na cidade de Vitória – ES. “Temos que reafirmar o agradecimento do comitê organizador do V EPSBF à comunidade científica e à presença dos participantes do todo o país. Agradecemos também ao apoio da SBF, agências de fomento, reitoria da UFMA e todas as instituições que ajudaram a promover esse evento de grande importância para a ciência e para a Física no Brasil e no Nordeste”, conclui Ferreira Jr. 

Galeria

(Equipe de Comunicação da SBF e da organização do V EPSBF)