A física brasileira tem dois novos nomes na prestigiada lista de Outstanding Referees da American Physical Society (APS): Arlene Cristina Aguilar, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), e Diego Paiva Pires, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). A edição de 2025 do programa homenageia 160 cientistas de todo o mundo “que prestaram contribuições excepcionais na avaliação de manuscritos submetidos aos periódicos da APS”. A associação edita periódicos renomados como Physical Review Letters, Physical Review A-E, e Reviews of Modern Physics, entre outros.
O reconhecimento, considerado vitalício e comparável ao título de Fellow da APS, destaca uma pequena porcentagem dos cerca de 50 mil pareceristas que atuaram no último ano. Segundo a sociedade, “os editores fazem a seleção com base na qualidade, quantidade e pontualidade dos pareceres, independentemente de o avaliador ser membro da APS, de seu país de origem ou de sua área de pesquisa”.
Criado em 2008, o programa Outstanding Referee é uma forma de a APS expressar sua gratidão a todos os revisores, “cujos esforços na revisão por pares não apenas mantêm os altos padrões de qualidade das revistas, mas, em muitos casos, também ajudam os autores a melhorar a clareza e a qualidade de seus artigos — inclusive daqueles que não chegam a ser publicados pela APS”.
A seleção considera pareceres enviados desde 1978, e os homenageados de 2025 representam mais de 37 países. Todos os reconhecidos “foram notificados, tiveram a opção de manter o anonimato e receberão um broche e um certificado”. “A escolha é desafiadora, e muitos excelentes pareceristas ainda aguardam seu reconhecimento”, afirma a APS, que finaliza: “Os Outstanding Referees merecem os parabéns e o agradecimento por seus serviços notáveis à comunidade da física.”