É com profundo pesar, mas também com imensa gratidão, que prestamos esta singela homenagem e agradecimento ao Prof. César Alberto Barbero, reconhecendo suas inestimáveis contribuições para a pesquisa e formação de recursos humanos no Brasil, em particular, na Bahia, na área de Física Nuclear e de Partículas.

O Prof. Cesar doutorou-se em 1999 na Universidad Nacional de La Plata (UNLP) na Argentina, instituição em que veio a se tornar docente do Departamento de Física. Entre 1999 e 2000 realizou pós-doutorado no CBPF, estabelecendo uma profícua colaboração com diversas instituições e grupos de pesquisa no Brasil, especialmente com a Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), em Ilhéus, na Bahia. No ano de 2020, numa colaboração com um grupo de físicos nucleares ligados a instituições baianas e argentinas, obteve a primeira análise quantitativa do efeito desprezível da massa do antineutrino no cálculo de taxas de decaimento nuclear beta negativo, feito cuja publicação foi destaque na página da SBF.

Seu notável trabalho em Física Nuclear e de Partículas com aplicações em Astrofísica, além de sua dedicação à ciência e à academia no Brasil, que contribuíram diretamente para a formação acadêmica em bancas de mestrado, doutorado e em coorientações, permanecerá como um pilar para o avanço nos estudos em Física Nuclear e na formação de novos físicos.

Nossos sentimentos de amizade e gratidão.

Por Arturo Rodolfo Samana (UESC), Alejandro Javier Dimarco (UESC), Alejandro Mariano (UNLP – Argentina), Franscisco Krmpotić (UNLP – Argentina), Sérgio José Barbosa Duarte (CBPF), Cláudio De Conti (Unesp), Mateus dos Santos (CBPF), Marcelo Cassiano dos Santos (UFBA), Tiago Santos Leite (UFBA), Vitor dos Santos Ferreira (UESB), Audilúcio Santos de Oliveira (UESC) e Tiago de Jesus Santos (UFAC)